Morre Lolita Rodrigues: SBT envia nota de pesar

Por - 05/11/23

Close de Lolita Rodrigues no SBT

O domingo, 05 de novembro, começou triste com a notícia da morte da atriz, apresentadora e cantora Lolita Rodrigues, de 94 anos. O talento ímpar de Lolita fica como exemplo a todos nós e sua passagem ocorreu no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, na Paraíba, onde estava internada por causa de uma pneumonia, da qual a artista não resistiu.

Durante todo o dia, muitos amigos da atriz prestaram suas homenagens e o SBT encaminhou à imprensa uma nota de pesar por conta da passagem da atriz, relembrando sua trajetória na TV brasileira. Veja na íntegra:

“A televisão brasileira e o Sistema Brasileiros de Televisão se despedem hoje de uma de suas pioneiras: Lolita Rodrigues faleceu na madrugada de hoje, 5, aos 94 anos, em decorrência de complicações por uma pneumonia. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, onde residia desde 2015.

O SBT expressa sua gratidão a Lolita Rodrigues, que veio abrilhantar o início de nossa trajetória com vigor e maestria. Desejamos que Deus dê forças neste difícil momento à sua filha Silvia, e a seus amigos e familiares, além dos milhões de fãs pelo Brasil, que hoje despedem-se da grande e querida artista.

‘La Salerosa’ (A Graciosa) como era chamada pelas amigas Hebe Camargo e Nair Bello, Lolita Rodrigues, nome artístico de Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite foi uma das mais versáteis artistas brasileiras. Sua carreira se iniciou no rádio, na década de 40, cantando e participando de radionovelas das rádios Tupi e São Paulo. Em 1950, substituiu a amiga Hebe na cerimônia de inauguração da TV brasileira, na extinta TV Tupi, cantando o Hino da Televisão, que, divertidamente, sempre dizia “não ser um primor de música.

Tendo desempenhado diversas atividades nos primeiros anos do veículo, Lolita dançava, tocava castanholas, fez teleteatros, comandou shows musicais, fez grande sucesso interpretando uma confusa secretária no programa “Simonetti Show” da TV Excelsior. Na mesma estação, Lolita antagonizou a primeira telenovela diária da TV: 2-5499 Ocupado, contracenando com Gloria Menezes e Tarcísio Meira.

Lolita e Airton Rodrigues à frente do programa 'Almoço com as Estrelas",
Foto: (Detinho Oliveira/SBT/Divulgação

Na Tupi, ao lado do marido Ayrton Rodrigues, comandou dois programas de absoluto prestígio e audiência: Almoço com as Estrelas e Clube dos Artistas, onde recebia os mais diversos cantores, atores, humoristas, políticos e apresentadores de televisão, e dava oportunidade aos que estavam em início de carreira.

No SBT, Lolita chegou antes da formação da rede, em 1980, quando ainda era apenas a TVS Rio. A nova versão do Almoço com as Estrelas foi modernizada e atualizada para a época, acompanhando a formação do SBT em 1981, permanecendo na grade até 1983. Nesta fase, Lolita apresentou em rede nacional, artistas que tornariam-se grandes estrelas da TV e da música como Gugu Liberato, Mara Maravilha, os cantores Ovelha, Nahim, o humorista Serginho Leite, entre outros.

Ainda no SBT, Lolita também esteve à frente da nova versão do Clube dos Artistas, comandou os games Você Faz o Show e Você Pede o Show, e em 1996 estrelou a novela Razão de Viver.

Lolita também cedeu seu talento à inúmeras novelas nas redes Globo, Tupi e Record.”

Tags: ,