Brasileiros ficarão sem Xis/Twitter? Entenda a treta entre Elon Musk e o ministro do STF!
Por Flavia Cirino - 08/04/24 às 14:05
Elon Musk, dono do X, antigo Twitter, virou pauta nos telejornais do Brasil e está em discussão até no Congresso Nacional. O motivo? Senta que lá vem!
Receba as notícias de OFuxico no seu celular
Nos últimos dois dias, o bilionário fez uma série de postagens contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Diante disso, o X corre risco de ser proibição aqui no Brasil.
Por isso, em contrapartida, Musk pede a renúncia ou impeachment do ministro. Segundo Elon, as exigências de Alexandre Moraes para a plataforma “violam a legislação brasileira”.
Musk alega que as “multas pesadas” aplicadas pelo ministro estão fazendo a rede social perder receitas no Brasil. Por esse motivo, o dono da Tesla ameaça fechar o escritório do X no país.
“Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment”, escreveu.
Elon Musk não para de provocar
No último sábado, 06 de abril, Elon Musk afirmou que liberaria contas na rede social que haviam sido bloqueadas por decisões judiciais.
Entretanto, na noite de domingo, 07 de abril, Musk sugeriu, em sua rede social, que os usuários usem a VPN (rede privada virtual, em português) para ter acesso ao Xis/ Twitter, se a rede acabar derrubada por determinações judiciais.
Através da VPN, qualquer pessoa pode navegar em páginas da internet sem que o provedor de acesso consiga rastrear de qual país a conexão está sendo feita. Portanto, se o antigo Twitter estiver bloqueado no Brasil e, consequentemente, tiver o acesso barrado por operadoras nacionais, as pessoas conseguiriam entrar no X pela VPN.
Caso isso ocorra, bolsonaristas que estão com seus perfis suspensos, como por exemplo Luciano Hang e Monark, poderão voltar com tudo.
O que Alexandre de Moraes decidiu
Em decisão divulgada na noite de domingo, 07 de abril, o ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura de um inquérito contra Elon Musk.
De acordo com ele, se a plataforma não respeitar as medidas judiciais, será aplicada uma multa diária de R$ 100 mil por cada perfil desbloqueado. Moraes pede ainda a inclusão de Elon Musk como investigado em um inquérito já existente, o das milícias digitais.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino