Fabio Porchat volta a falar de polêmica envolvendo Léo Lins

Por - 27/05/23 às 10:00

Fabio PorchatJuliana Coutinho / Divulgação

Fabio Porchat usou as redes sociais, na sexta-feira, 26 de maio, para voltar a comentar sobre polêmica envolvendo Léo Lins. Lins teve um conteúdo de humor censurado nas redes sociais por decisão da Justiça.

A princípio, Porchat classificou o caso como censura, mas recebeu inúmeras críticas, inclusive de Danilo Gentili. Em seu novo pronunciamento, Porchat disse que foi abordado por muitas pessoas depois do ocorrido e mudou sua percepção.

“Eu li muita coisa, recebi muitas mensagens, conversei com muita gente legal. E eu entendi muito bem as reações. Minha posição nunca foi defender um humor racista. Eu sempre tentei defender um humor que não causasse dor, que não machucasse (…) “Eu queria falar sobre liberdade de expressão”, afirmou.

Assista:

DANILO GENTILI CHEGOU A FALAR SOBRE O FATO

Danilo Gentili, que é amigo pessoal de Léo Lins, gravou um vídeo para falar do assunto. O apresentador do The Noite, do SBT, se disse bem incomodado com atitudes de alguns comediantes a respeito do que ocorreu com Lins.

“Eu não aguento mais isso. Já estou de saco cheio. Vou esvaizar o meu saco. O que a gente mais vê é comediante dando o seu parecer burocrático: ‘Vamos fingir que eu me importo’. Isso não vai mudar nada a vida da comédia, nem do Leo Lins. Mas, eu sei que tem gente que leva a sério. Todo o resto, eu tenho um desprezo gigantesco. E tem comediante que nem isso faz. Não vou defender o Léo Lins. Ele é meu amigo, eu escrevi um papel para ele no meu filme. Ele sabe no que ele precisar, eu vou ajudar de fato. Então, não vou ficar aqui de conversinha mole. Tenho 20 anos de comédia e o pessoal continua falando de limite de humor, de censura. Não aguento mais. Meu saco está cheio. Pelo o que acontece com o Leo, comigo, com muitos outros…”

“Essa coisa de mandar tirar do ar, eu já vejo desde que iniciei minha carreira. Já tiraram coisas do ar do Rafinha, minhas, isso não é novidade nenhuma.”, continuou.

“O problema não é tirar do ar. Isso é banal. O problema do Leo é mais embaixo. O problema é que o cara está sofrendo duas coisas! O Leo está numa prisão a domicílio. Ele não pode sair de São Paulo. Ele tem que avisar a Justiça sobre o que ele vai fazer. Isso é censura prévia! Com base numa lei que o atual Presidente sancionou. Primeiro, eu não fiz o L, antes que vocês comecem a falar. É o caso do Estado contra um indivíduo. Vocês não estão vendo? O Bolsonorismo usa vocês como massa de manobra. Igual o PT usa negro, gay, minorias”, disse Gentili.

Danilo ainda fala de Porchat: “Porchat quer o que? Fazer publicidade? Porchat você colocava o dedo na cara do governo de Bolsonaro. E agora? Vai lá no Presidente, porque foi ele que sancionou. Ou vai ficar feio para sua panelinha?”

O CASO

Por determinação da juíza Gina Fonseca Correa, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), nesta última terça-feira, 16 de maio, Leo Lins teve que apagar do YouTube um especial de comédia que havia sido publicado no final de 2022 e contava com 3,3 milhões de acessos.

A decisão atende ao pedido do Ministério Público de São Paulo, que alegou que o comediante estaria “reproduzindo discursos e posicionamentos que hoje são repudiados”. Isso porque, naspiadas, havia temas como escravidão, perseguição religiosa, minorias e pessoas idosas e com deficiências.

A magistrada proíbe que o humorista publique, transmita, ou sequer mantenha em seus dispositivos quaisquer arquivos “com conteúdo depreciativo ou humilhante em razão de raça, cor, etnia, religião, cultura, origem, procedência nacional ou regional, orientação sexual ou de gênero, condição de pessoa com deficiência ou idosa, crianças, adolescentes, mulheres, ou qualquer categoria considerada como minoria ou vulnerável”.

LÉO LINS TEM PROIBIÇÕES

Por ordem judicial, Leo Lins também tem que retirar de todos os seus canais na internet quaisquer conteúdos que mencionem esses grupos, além de estar proibido de mencioná-los em futuras apresentações de stand-up.

Caso deixe de apagar os conteúdos, a multa é de R$ 10 mil diários, o mesmo valor para cada evento em que uma “transgressão” for identificada, como a contação de uma piada com as temáticas mencionadas.

A juza ainda impede, na decisão que o artista deixe a cidade de São Paulo por mais de dez dias sem autorização judicial e ordenou que o comediante compareça mensalmente em juízo para informar e justificar suas atividades.

A defesa do humorista disse que recorrerá da decisão. “Entendemos que isso configuraria censura prévia, o que é proibido dela Constituição”, destacou o advogado Rodrigo Barrouin ao jornal Gazeta do Povo.

LÉO LINS SE PRONUNCIA

Léo Lins também chegou a comentar sobre a decisão da Justiça. Veja:

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.