Gloria Groove revela papel fundamental de Xuxa no Futuro Fluxo

Por - 07/02/24

Gloria Groove anuncia turnê internacionalFoto: Divulgação

Ela é o momento! A Drag Queen com maior número de ouvintes mensais do mundo, Gloria Groove está atualmente na Era do álbum Futuro Fluxo. Focado no funk como gênero principal, a cantora lançou o disco em novembro e vem colhendo frutos desde então. Aliás, Uma das estratégias planejadas pela artista foi de lançar um clipe para a canção MODO XUXA, gravado antes mesmo de Futuro Fluxo ser adiado em abril de 2023.

Por isso, ela realizou uma coletiva de imprensa, na qual OFuxico esteve presente, para falar dos dois projetos e do Carnaval. O clipe do single, aliás, foi exibido em primeira mão. No vídeo, que será lançado nesta quinta-feira, 08 de fevereiro, a artista mergulha em uma viagem de imersão no universo gamer com um simulador de realidade virtual, transportando a multiartista para a lendária e incomparável trajetória cinematográfica de Xuxa Meneghel, fazendo com que os espectadores revisitem o universo mágico e encantador que marcou gerações.

Em uma jornada nostálgica e repleta de referências, Gloria Groove percorre diversas fases de um jogo virtual, cada uma representando um momento marcante da carreira de Xuxa no cinema. Desde clássicos como Lua de Cristal, Super Xuxa vs baixo astral, Xuxa requebra e até Xuxa e os duendes. Traçando paralelos entre esses filmes e jogos clássicos dos videogames.

Em show, Gloria Groove afirmou que ‘marcou’ funk brasileiro com ‘Futuro Fluxo’

Gloria Groove explicou funk como gênero de destaque do Futuro Fluxo

Gloria primeiramente falou da decisão de focar no funk em sue disco mais recente: “Primeiro, o estilo musical funk é de pura diversão, descontração, de deixar fluir. Esse projeto surgiu no verão de 2022 para 2023, era um momento muito alegre da minha vida. Final de 2022 era meu momento de celebrar as conquistas do’ Lady Leste’, ‘Música Boa’ no ar, muito a comemorar”.

“Futuro Fluxo representa também um momento da minha vida que reconheci que era necessário me divertir, e não só trabalhar. Quando você está se divertindo, está tudo certo. Representa esse momento de celebrar o que deu certo”, contou.

“Desde o começo, minha intenção com o Futuro Fluxo, por eu olhar as coisas com um filtro pop, era mostrar como nossa cultura é rica. Não é porque você não consegue ver a complexidade, que aquele universo não é difícil”, apontou, em suma.

“Pouquíssimas pessoas vão entrar em um estúdio e improvisar um universo próprio, inclusive artistas pop. É difícil pegar as rédeas sozinho do processo, e no funk isso é normal, é o padrão. Minha admiração pelos artistas aumentou depois disso”, garantiu a cantora.

“Por mais que muita coisa pareça frívola, que gera resistência do povo ao funk, aquilo é a realidade para alguém, e é algo rico muito nosso. Temos que olhar com grandiosidade e carinho para o que é nosso. E Futuro Fluxo foi uma reflexão do que vai ser do funk no futuro, e de lembrar quem pavimentou o caminho dessa resistência tão firme a um gênero eu salva vidas”, explicou ela, portanto.

Gloria Groove arrasou em reestreia de ‘Noites de Gloria’ e ‘homenageou’ Beyoncé

Importância do projeto

Aliás, Gloria Groove fez uma comparação: “Me lembrou muito É o Tchan, de pegar um tema e se divertir com aquilo, se aprofundar em um universo escolhido. Não é fácil fazer todo um universo ser coeso, e foi o meu decisivo de coesão mais difícil. E fiquei grato que houve gratidão do outro lado, os artistas que gravaram comigo me agradeciam no estúdio. Mas como eu poderia não dar esse olhar a um gênero que me ajudou a curtir, se divertir, e merece todo esse reconhecimento”.

Ainda sobre as participações, a drag comentou: “As participações significam essas verdadeiras chaves do funk. Essas pessoas me ajudaram a entender o que era o funk, contaram uma história para mim. Mas também me ajudou a explorar várias vibes do gênero e também do meu lado com diretor criativo”.

“Nem todas as músicas [do Futuro Fluxo] eu canto, mas componho, produzo, tem dedo meu direto ali. Tem coisas que você pode se valer do talento de uma pessoa para se expressar melhor”, analisou ela, que não mensura o impacto. “Eu jamais conseguiria mensurar o impacto que Futuro Fluxo tem, ainda mais recortado à cena de funk brasileira. Ainda mais por eu ser um ponto cego, que não vivo a cena todo dia.

“Gostaria de saber isso e alguém do funk, sobre um artista pop colocar uma vazão no funk. […] Sinto que fiz uma ponte, que como artista pop meu dever tá cumprido. […] Tentei me preocupar em expressar com a grandiosidade na qual vejo o funk e esses artista”, completou.

Carnaval 2024: Saiba a agenda de Gloria Groove para a folia

Nascimento de Modo Xuxa

Falando especificamente do clipe de MOD XUXA, a cantora rasgou elogios à eterna Rainha dos Baixinhos. “O que pretendo passar com MODO XUXA é que ela é um ícone, uma lenda, e chegamos em uma época que ela virou um ícone da iconografia”.

“Não podemos falar de drag sem falar de Xuxa, então isso passa pela minha história. E essa comemoração vem na mesma época do XSPB (Xuxa Só Pra Baixinhos) 60 anos, em que lancei a canção e participei do Navio dela. Temos que homenagear quem nos dá espaço”, garantiu, em síntese.

“Sou de 1995, então quando eu era criança, ela já estava no XSPB, então minha infância foi marcada por isso. Eu participei inclusive de um programa dela com o Balão Mágico, tenho lembranças disso. Também tenho um público infantil muito grade, que cresce mais, e sempre ouvi histórias de que ‘lá em casa, você é igual a Xuxa’”, revelou.

“Achei isso uma honra, e acabou virando uma brincadeira externa que foi crescendo, além desse verbo brasileiro do ‘modo’, então falei: ‘Estou ativando o Modo Xuxa na minha vida, precisa dessa música’. Sem contar que ela apresentou programas, eu tinha apresentado o TVZ e Música Boa. Era muito falar como eu estava me sentindo”, descreveu Gloria.

“Além dessa do Mundo da Imaginação, quando eu tinha sete anos, me presentearam com o polvo Teddy, que eu lembrava para todo lugar. Minha obsessão pela Xuxa começou com um personagem dela. Aliás, foi a partir de Modo Xuxa que definimos a identidade do Futuro Fluxo, com essa sonoridade de videogame, de ‘arcade funk’, que espalhamos por todas as faixas. Como ela foi uma das primeiras a nascer, ela originou a alma do Futuro Fluxo mesmo não sendo necessariamente funk”, descreveu Groove.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Clipe cheio de referências

“Nesse clipe, os fãs vão identificar muito de Futuro Fluxo. Quem já conhece mais dos projetos que já saíram dessa Era, vai ver muita coisa desse mundo que estamos criando. E só mostra a importância da Xuxa na construção dessa Era, anda mais pela importância dela na estética futurista dos anos 1980/90”, falou ela.

“Eu não queria uma estrutura musical simples, queria dois versos de rap para encaixar o máximo de referências, e até as duas pontes são diferentes para encaixar tudo. É um universo tão rico que era muito divertido de brincar com isso na música. E ainda ficaram várias de fora. Mas dentro do Futuro Fluxo, foi a mais divertida, e sendo um trap, exigia mesmo mais riqueza de detalhes”, garantiu a cantora.

“A pesquisa de Modo Xuxa nos levou ao mundo dos games, brinquedos e viagem intergaláctica. Eu precisava de algo que remetesse ao futurismo, funk, Xuxa, diversão, algo livre. Ainda, também nunca tinha feito clipe envolvendo várias tecnologias, focava mais na locação, e aqui me permiti isso”, avaliou ela.

A drag queen ainda comentou algumas tecnologias usadas: “Uma das diárias em que fiquei apenas fazendo captura e movimento, outro fiquei em frente a um telão de LED, que auxilia na proporção, e parecia que eu estava em uma nave ou hangar. Fiquei chocado com o resultado final. Em uma era sobre Futurismo, eu me fiz trabalhar com mais tecnologia”.

Gloria Groove se une a Hamilton de Holanda nos vocais de ‘Samurai’

Xuxa em si foi importante ao Futuro Fluxo

Aliás, Xuxa aparece no clipe: “O momento mais legal foi quando a convidei para participar do clipe, e ela quis participar de todas as formas. Ela mesma, aliás, que dei a ideia de ser a vilã, a boss final do videogame. Eu queria colocar a imagem dela celestial, mas ela disse: ‘quem ta no Modo Xuxa é você, eu tenho que ser a anti-xuxa’”, revelou Gloria Grove, em seguida.

Inclusive, Xuxa será o tema de Carnaval de Gloria Groove em suas montações nos shows da folia, e ela dedicou isso por conta de a Rainha dos Baixinho ter sido seu porto seguro e ter apoiado tanto o clipe quanto o álbum de saírem durante o adiamento do lançamento ano passado.

“Esse clipe foi gravado em abril de 2023, quando o engavetei e adiei o álbum. O processo foi intenso, fiquei pensativa se lançava ou não, mas Xuxa permaneceu ao meu lado, sempre me incentivando. Então se o Futuro Fluxo saiu, ela é peça essencial disso”, disparou.

Crianças são o melhor público de Gloria Groove

Posteriormente, Gloria Groove foi perguntada sobre lançar um projeto infantil, que resgate a época do balão mágico, e inesperadamente, uma declaração de amor às crianças aconteceu na coletiva.

“Me perguntam muito sobre isso, e fico sonhando isso junto com vocês. E de verdade, as crianças são meus melhores, fãs, com todo respeito ao restante, mas elas entendem mais meu lugar de ser, de agir fora das regras, me divertir”, descreveu.

“Ter o amor das crianças é muito legal, e quando eles podem estar no meu show, é 300x mais legal. Falo muito com a Xuxa sobre isso também, mostrando como ela é minha professora, ainda mais nesse país que é conservador, que podem me acusar de doutrinar as crianças, enquanto só quero me divertir”, afirmou ela, então.

“Importante os fãs saberem que, além de Modo Xuxa, além de ser uma música de trabalho, não é uma aposta para o Carnaval É algo para honrar, um registro de uma homenagem. É um projeto que me ajudar a amarrar e terminar de celebrar tudo que penso sobre o Futuro Fluxo, e honrar o legado dessa mulher”, falou.

“Gostaria que a galera recebesse MODO XUXA cm motivo de alegria, diversão, e vai servir como fio condutor para a família toda curtir junto. Gostaria que a gente olhasse com mais carinho para nossa cultura, nosso funk, e para nossos artistas, que nunc vão ser uma coisa só ao longo da carreira. Queria dizer que isso é só o começo, pois como afirmou Ariana Grande, ‘sinto que apenas comecei a fazer”, afirmou Gloria Groove.

Rock in Rio: Jão e Gloria Groove são anunciados na edição de 40 anos

Mãe e conquistas de Gloria Groove

Gloria Groove se apresentando no show Noites de Gloria
Gloria Groove se apresentando no show Noites de Gloria (Foto: Patrícia Devoraes/Brazil News)

Por fim, Gloria Groove falou de temas diversos, como Carnaval cantando com Ivete Sangalo, estar pensando na carreira internacional (com cautelas e devagar) e sobre lançar mais coisas com sua mãe, Gina Garcia: “Com certeza”.

“Eu e minha mãe sempre estamos pensando em coisas para fazerms juntos, registar o que somos como mãe e filho. Apareça, mas mostre que você tem família, que existe, até que você seja visto. E acho a coisa mais natural ser amigo da minha mãe, mas para muita gente é fora da curva em precedentes”, descreveu.

“Estamos com coisas na manga, não vou revelar ainda, mas temos coisas para fazer. Quero conseguir fazer o máximo e coisas com a minha mãe que eu puder, e nossos jeito sempre tem música envolvida”, prometeu a drag queen.

Por fim, ela reverberou ser a drag queen mais escutada do mundo no Spotify: Acho esse recorte específico. Sinto muita hora, mas sou várias coisas além de ser uma drag. Isso é um dado na qual posso chegar. Lembro quando cheguei na Blue Space e achava que era meu age com três meses de drag”.

“É incrível pensar nessa realidade, mas estou atrás de realizar outras conquistas, e me ver de outras maneiras. Isso também me descentraliza, pois ser a drag mais ouvida do mundo agora no momento que precisamos dar voz a esse movimento, e eu participei ativamente disso ao lado de profissionais incríveis”, concluiu Gloria Groove.

---

Tags: ,,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.