Entra, sai, troca, desiste… O que acontece com o elenco de ‘Renascer’?

Por - 15/09/23

fotomontagem de mariana e josé inocêncio se casando e de filhos de josé inocêncio reunidos em renascer Foto: TV Globo/Reprodução e Jorge Baumann/Montagem

Depois de um sucesso, nada melhor do que outro! E depois do êxito do remake de “Pantanal”, a Globo já deu início à pré-produção da nova versão de “Renascer” (1993). A trama, também original de Benedito Ruy Barbosa, ficará a cargo de seu neto, Bruno Luperi, o mesmo responsável por reescrever “Pantanal”.

A novela deve estrear na faixa das 21h depois do fim de “Terra e Paixão“, e por conta disso, o elenco já está sendo escalado aos poucos, mas muitas histórias de bastidores têm sido reveladas e mostrando que muita coisa vem acontecendo nesse meio tempo, e OFuxico vai resumir tudo para você. Confira!

ANTES, QUAL É A HISTÓRIA DE RENASCER?

marcos palmeira e antonio fagundes
Divulgação/TV Globo

José Inocêncio (Antônio Fagundes), ao chegar em Ilhéus, na Bahia, inca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. O gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno.

É lá que ele se torna um poderoso fazendeiro de cacau e se apaixona por Maria Santa (Patrícia França), com que tem quatro filhos: José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho), José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) e João Pedro (Marcos Palmeira), o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe.

O fato faz com que José Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho. Essa desavença é que conduz todas as tramas da história. Elas se aceleram quando Inocêncio, já com quase 60 anos de idade, conquista e se casa com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana (Adriana Esteves).

Acontecem também embates dele com Belarmino, avô de Mariana, que é misteriosamente assassinado, e Teodoro, vizinho do fazendeiro com quem ele trava uma disputa por terras.

QUEM ESTÁ CONFIRMADO?

Marcos Palmeira, ao fim de “Pantanal”, já demonstrava interesse em estrelar um possível remake de “Renascer”, e tanto a coluna Play, do jornal OGlobo, quanto o F5, da Folha de S. Paulo, confirmaram que o astro viverá José Inocêncio, após viver José Pedro na versão anterior em que Antônio Fagundes protagonizava.

Marcos Palmeira
Marcos Palmeira (Roberto Filho/BrazilNews)

De acordo com a coluna Play, do jornal OGlobo, Jackson Antunes foi convidado para ser Deocleciano, o empregado de José Inocêncio que no original, foi vivido por Roberto Bonfim, enquanto o próprio ator na época fez Damião.

jackson antunes como túlio em pantanal
Jackson Antunes – Foto: TV Globo/João Miguel Júnior

Falando de Marcos Palmeira, quem deve estar no papel que lhe foi dado na versão original, é Juan Paiva, que ficou conhecido na TV ao interpretar o Ravi em Um Lugar ao Sol, (2021) e vive o Buchecha no filme “Nosso Sonho”, e deve novamente arrasar como José Pedro.

Juan Paiva
Juan Paiva (Adriano Ishibashi/Brazil News)

Também foi batido o martelo e já temos a atriz que interpretará Buba no remake de “Renascer”. A atriz trans Gabriela Medeiros, de 22 anos, viverá a personagem que, na versão original, era um personagem intersexual, ou seja, nascido com ambos os sexos, uma condição anteriormente conhecida como hermafroditismo. Sua presença na novela levantou uma enorme discussão sobre o tema.

Selfie da atriz tranz Gabriela Medeiros e close de Maria Luísa Mendonça como a Buba de Renascer
Gabriela Medeiros e Maria Luísa Mendonça (Fotomontagem: Reprodução Instagram/Reprodução TV Globo)

XAMÃ NA ATUAÇÃO

Entre os rumores quanto aos testes de elenco e escalação, um nome chamou bastante atenção: Xamã, conhecido rapper pelos hits “Malvadão”, que está querendo aumentar sua atividade profissional e artística, que faria ainda par romântico com Sophie Charlotte na trama.

O cantor deve viver Damião, contratado para matar José Inocêncio, protagonista da trama, mas que acaba se tornando um de seus maiores escudeiros. Enquanto isso, Sophie daria vida a Eliana, uma mulher oportunista que foi vivida por Patrícia Pillar na primeira versão da novela.

A direção ainda pediu para que Xamã perdesse peso para o papel, coisa que o artista já está completamente focado, fazendo exercícios e mudando a dieta.

xamã e sophie charlotte
Xamã e Sophie Charlotte (Foto: Lucas Nogueira e Reprodução/Instagram)

BRIGA POR MARIANA

Chegamos a um ponto delicado: quem deve viver Mariana, personagem que disputará o amor de José Inocêncio e João Pedro, aumentando o racha entre eles, e o papel vem sendo muito especulado de quem deve assumir a tarefa de dar vida à uma persona tão importante na história e muito complexa.

Mariana, na versão original, foi interpretada por Adriana Esteves, sendo considerado o papel que traumatizou a atriz, que com 23 anos na época, ficou abalada após receber diversas críticas a respeito da interpretação de sua personagem.

“Essa personagem foi dificílima para mim. Tive que me dedicar muito para dar conta do enorme desafio. Aprendi muito com esse trabalho”, afirmou a atriz em entrevista à Globo em 2021. Ela ficou tão afetada que recusou um papel em “Quatro por Quatro”, que estreou no ano seguinte.

carminha (adriana esteves) em avenida brasil
Adriana Esteves viveu Mariana aos 22 anos em “Renascer”(Foto: TV Globo/Alex Carvalho)

QUEM SERIAM AS CANDIDATAS?

De acordo com a colunista Carla Bittencourt, do site Notícias da TV, Alice Wegmann teria recusado o papel de Mariana após receber o convite diretamente, sem testes, pois de acordo com a atriz, não seria possível conciliar as gravações de “Renascer” com as da segunda e da terceira temporadas de “Rensga Hits!”, série que ela protagoniza no Globoplay.

Alice Wegmann curtiu o Festival de Inverno
Alice Wegmann – Foto: Webert Belício/AgNews

Meses atrás, o jornal O Dia afirmou que Klara Castanho é quem daria vida à personagem, com ela tendo 22 anos, um ano a menos do que Adriana Esteves quando viveu a moça anos atrás. Na época, ainda surgiam as primeiras especulações do remake, que ficaram mais fortes do que nunca atualmente, aumentando as chances de Klara de fato seguir no papel.

Um dos nomes mais comentados do momento após romper com os pais e abrir mão do patrimônio de R$ 18 milhões, Larissa Manoela foi dada quase como certa para viver Mariana em “Renascer” em publicação da Revista Veja de 18 de agosto, e que essa seria sua grande volta por cima após todo esse burburinho acerca de sua carreira e vida pessoal.

Por fim, o rumor mais recente também é de Carla Bittencourt, colunista do Notícias da TV, em que ela afirmou que Clara Moneke, que deu vida à carismática Kate de “Vai na Fé”, entrou no radar do autor Bruno Luperi e também do diretor artístico, Gustavo Fernandez, para viver Mariana.

Além do talento de Clara Moneke, que a tornou uma das maiores revelações do ano, ela também traria mais representatividade à trama, pois a Globo orientou que muitos artistas negros fossem escalados pela história se passar em Ilhéus, na Bahia, e existe o medo de repetir o erro de “Segundo Sol”, trama de João Emanuel Carneiro que se passava no estado e o elenco era quase todo branco.

fotomontagem de klara castanho, clara moneke e larissa manoela estilosas
Klara Castanho, Cara Moneke e Larissa Manoela estão na mira par viver Mariana (Foto: TV Globo/Paulo Belote/Fabio Rocha/Alessandra Lima/Montagem)

TROCANDO AS BOLAS

Aqui temos um caso de troca de aristas por baixo dos panos. Recentemente, a colunista Carla Bittencourt, do site Notícias da TV, afirmou que a cantora IZA estava escalada para viver a romântica Maria Santa, personagem de Patrícia França que a elevou ao estrelato em 1993, mas a idade da artista acabou pesando para a direção da trama, que não a enxergou como a escalação ideal para uma personagem virgem que nem chegou à maioridade.

França tinha 22 anos na época que viveu o papel, e para evitar expor que IZA seja criticada por “não convencer” na personagem, sua escolha foi descartada, e um outro papel fora de cogitação devido a agenda de shows lotada e outros projetos, a impedindo de fazer uma novela inteira.

iza posando no the voice kids
Foto: TV Globo/João Miguel Júnior

Ainda, de acordo com a colunista, foi Duda Santos a grande escolhida para ser Maria Santa no remake de “Renascer”, jovem artista ficou famosa por dar vida à decidida Isa em “Travessia”, ou seja, já sendo um talento reconhecido pelo público e com força na emissora.

A atriz teria feito um teste muito bem avaliado por Bruno Luperi e pelo diretor, Gustavo Fernandez, e com 21 anos, estaria na díade ideal de interpretar o grande amor de José Inocêncio (papel que era de Leonardo Vieira) na primeira fase da trama, antes de morrer dando luz à João Pedro.

Duda Santos de saia preta, cropped preto barriga de fora, cluntch verde, mão esquerda na cintura
Duda Santos – Foto: Daniel Pinheiro/ AgNews

RECUSA

E o caso mais recente aconteceu nessa quinta-feira, 15 de setembro, quando foi revelado que Rodrigo Simas estava escalado para interpretar Zé Venâncio, um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), porém o ator recusou o papel ao descobrir que o personagem morre no meio da história. Rodrigo só aceitaria o trabalho se fosse para uma novela inteira. As informações foram dadas pelo jornal Extra.

Retrato Rodrigo Simas
Reprodução/Instagram/@simasrodrigo

Na primeira versão a novela, exibida em 1993, o personagem interpretado por Taumaturgo Ferreira morreu durante uma emboscada. “Na abertura, meu nome vinha por último: Taumaturgo Ferreira como fulano de tal. Mas o personagem não era muito crível, e se o autor (no caso, Benedito Ruy Barbosa) não está entusiasmado com você, em escrever para você, não tem jeito, e me tiraram da novela”, disse o ator em uma entrevista para o Extra.

Porém, nas redes sociais, Rodrigo Simas desmentiu que a morte seja o fator que lhe incentivou uma suposta recusa: “Saiu uma matéria falando que eu recusei papel em ‘Renascer’. Na verdade, não recusei porque não tinha nada certo ainda. E não é porque eu morreria na metade da novela que eu recusaria. Se o personagem for bom, pode morrer no primeiro capítulo”.

E você, está animado para conferir o remake de “Renascer”? Qual seria seu elenco dos sonhos para a trama de Benedito Ruy Barbosa nos dias atuais?

---

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.