Pantanal: Saiba quando José Leôncio vai encontrar o Velho do Rio
Por Redação - 08/06/22 às 16:50
O tão esperado encontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com o pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), em “Pantanal”, é algo que muitos telespectadores estão ansiosos para assistir. Assim como na versão original exibida em 1990, no remake assinado por Bruno Luperi o fazendeiro também anda aflito atrás do velho Joventino, depois de desaparecer após uma caçada a um marruá. Se o autor atual da novela manter a versão de 32 anos atrás, José Leôncio só encontrará com o pai no último capítulo da trama. OFuxico levantou cenas e falas do encontro da época e mostra a seguir. Confira!
Leia+: Muda beija Tibério após pedir música em aniversário de Jove
Na manhã seguinte após uma grande festa na fazenda com muitos casamentos, José Leôncio levanta e, ao descer as escadas começa a se sentir mal. Ele coloca a mão no peito e se apoia sobre o corrimão para não cair. “O que é isso, o que está me acontecendo? Essa dor eu nunca tinha sentido”, diz ele.
Zé chega à sala, e neste momento ele olha para o quadro com a foto que Jove tentou fazer do Velho do Rio. Na versão original da novela, a imagem do grande guardião do Pantanal não foi revelada pela câmera. O que se vê é apenas um contorno daquilo que seria do Velho Joventino.
Preocupado, o fazendeiro então senta e diz: “Quando o Joventino acordar eu vou pedir para ele me levar para São Paulo. Fazer aqueles exames. Eu sou teimoso, mesmo”.
O companheiro de Filó então começa a conversar com o Velho por meio do quadro depois de sentir uma nova fisgada no peito. “Um Leôncio não morre atoa, não é, meu pai?! O que aconteceu com ôce aquele dia? O que foi que lhe tirou a vida, pai? Foi marruá, foi boca de sapo, onça? Não foi nada disso, pai. Você está vivo, pai. Por que você não me aparece, pai? Eu sempre quis tanto, pai. E nem num retrato você me aparece, pai”.
É nesse instante que a imagem do Velho Joventino se faz presente no quadro. “Eu tô lhe vendo, pai!”, diz Zé Leôncio bastante emocionado. “Eu tô lhe vendo, pai”, repetiu mais alto o fazendeiro, um tanto feliz.
Em seguida, a cena é cortada e José Leôncio reaparece montado sobre um cavalo procurando o pai. Depois de cavalgar muito, ele salta do animal e grita alto dizendo que está ali, querendo vê-lo mais uma vez. “Aparece, sou eu, José Leôncio, aparece, Velho Joventino”.
E nesse momento, décadas após décadas, é que o Velho do Rio de fato aparece para o filho.
Pai e filho então conversam. “Se alevanta, filho”, pede o velho. “Então não era mentira, o senhor está vivo… E depois desse tempo todo eu nessa agonia e o senhor está vivo. “Eu estou. Agora nós dois estamos vivos”, diz o Velho Joventino.
O fazendeiro insiste e pergunta ao pai por que em todos esses anos ele nunca apareceu para ele. “Eu que sempre amei o senhor, eu que sempre estive no seu rastro…”, diz ele querendo ainda mais respostas. “Mas você nunca acreditou”, respondeu o velho. “É, eu nunca acreditei…”, lamentou Zé. “Nunca acreditou mas até hoje está no meu rastro. Eu deixei que você viesse ao meu encontro… eu cai do cavalo naquela luta com o marruá e a boca de sapo me pegou pelo pescoço, ali eu estava morto”, contou o Velho.
“Mas eu disse pro senhor não ir caçar marruá sozinho. A gente tinha combinado”. “Isso estava escrito, filho. Nossas histórias também não terminam aqui. Tem seus filhos, tem os seus netos, tem que cuidar deles. E eu cuidei ‘docê’. Mas agora eu estou cansado dessa vida. Chegou a minha hora de descansar. Até um dia, meu filho. Cuida bem da tua comitiva”, e o velho então sai de cena.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.