Quem é o Velho do Rio? Saiba tudo sobre a figura mística de Pantanal
Por Redação - 31/03/22 às 15:52
Uma das figuras mais marcantes e misteriosas de “Pantanal” é sem dúvida alguma o Velho do Rio. Na versão original exibida pela TV Manchete, em 1990, quem deu vida ao personagem foi o ator Cláudio Marzo (1940-2015), que na época, inclusive, se desmembrou para dar vida a Joventino (na 1ª fase) e José Lorenço (na 2ª).
Leia+: Entenda por que Pantanal mudou a história da telenovela brasileira
Quem não acompanhou a versão de 32 anos atrás, e agora está assistindo ao remake, logo mais vai conhecer a figura mais notável da história escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa. O personagem representa o guardião espiritual do Pantanal. É ele quem cuida da comunidade dos ataques dos animais selvagens e daqueles que se perdem na mata. Nas aparições que faz ao longo da trama, o personagem se revela sob a forma de homem, e às vezes, sob a forma de uma enorme sucuri.
Spolier? Sim, claro! No enredo, o Velho do Rio é encarnado por Joventino, pai de José Leôncio, após um misterioso desaparecimento.
No remake escrito por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, o Velho do Rio será interpretado por Osmar Prado. Aqui, vale um curiosidade: a escolha do ator só aconteceu após a recusa de Antônio Fagundes para o papel, fato revelado dias atrás pelo diretor na coletiva de imprensa da novela.
Leia+: José Leôncio transa com Filó e abandona a moça logo depois
No encontro com os jornalistas, Prado chegou a dizer que sua versão para o personagem não será tão semelhante a que foi feita por Marzo, preferindo se afastar para criar um próprio. Ainda na coletiva, o autor da novela explicou a decisão de se escalar três atores para cada fase do personagem nesta nova versão da novela.
“Cláudio Marzo foi escolhido para fazer os três personagens na versão original por uma questão de logística. Havia algumas dificuldades maiores ao executar essa novela na TV Manchete. Ele ficou com os três personagens por uma questão do acaso, destino. Marzo viajou ao Pantanal para fazer o Velho do Rio, mas aconteceu um problema com o ator que originalmente faria o José Leôncio e ele então acabou assumindo os três papéis. Ele fez brilhantemente todos eles”, disse.
Luperi garantiu que a decisão de escalar diferentes atores (Irandhir Santos, como Joventino, Marcos Palmeira para José Leôncio e Osmar Prado para o Velho do Rio) para as transições do personagem não vai afetar a história. “O ponto de partida da adaptação foi o respeito à obra original. “Pantanal” é um clássico e a obra mais importante e relevante da carreira do meu avô, na minha opinião. Quando tive acesso aos textos depois que o remake da novela foi confirmado pela Globo, li a novela inteira e todos os roteiros originais feitos em 1990.Então percebi que não havia a necessidade de ser o mesmo ator”, explicou.
Leia+: Pantanal: Maria enfrenta onça para salvar o marido
E reforçou. “Achei, inclusive, que seria mais bonito que fossem atores diferentes. O mais lindo na história de José Leôncio é a expectativa dele pela volta do pai. O texto não pedia que fosse o mesmo ator. O trabalho que o Cláudio Marzo foi um absurdo de bom. Acho que a gente teve cuidado. Conversamos se valeria a pena ter ou não o mesmo ator, mas optamos por três”, disse.
Em entrevista ao site oficial da novela, o ator Irandhir Santos disse que seu personagem foi moldado após saber que Osmar Prado daria continuidade ao peão. “Fui construindo o Joventino como uma espécie de pedra fundamental, uma vez que em cima desse homem se constrói a casa, a família que vai contar a história central da novela e também queria derramar nas mãos do Osmar tudo o que eu retive nessa primeira fase”, disse.
Ao relembrar o primeiro encontro que teve com Osmar Prado, Irandhir fez uma alusão à vida do homem pantaneiro. “Nessa conversa pude entender até que ponto cavalgaria para entregar as rédeas para ele”.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.