Renascer: Veja Juliana Paes como Jacutinga, papel vivido por Fernanda Montenegro

Por - 12/12/23 às 06:33

Renascer - Juliana Paes caracterizada como a JacutingaJuliana Paes revive personagem que foi de Fernanda Montenegro - Foto: TV Globo

Juliana Paes está de volta em outro remake. Depois de dar vida à Maria Marruá, em “Pantanal”, a atriz ressurge como a Jacutinga, na releitura de “Renascer”, novela que vai substituir “Terra e Paixão” na faixa das 21h, na Globo, a parir de janeiro de 2024.

Jacutinga, interpretada na versão original, de 1993, por Fernanda Montenegro, é uma mulher de grande força e sabedoria. Ela é dona do prostíbulo, ou melhor, da “casa das damas” da região.

É do tipo acolhedora e será peça fundamental no amor de José Inocêncio (Humberto Carrão) e Maria Santa (Duda Santos), que inocentemente achando estar grávida por causa de um beijo, será deixada pelos pais na casa de Jacutinga. Ela torna-se uma segunda mãe para Santinha, se tornando até sua parteira.

Vale destacar que Juliana interpreta a personagem nas duas fases da novela. Escrita por Bruno Luperi baseada na obra de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, “Renascer” tem direção artística de Gustavo Fernandez.

O que significa Jacutinga

Feliz com o papel, Juliana Paes contou que já apelidou as “menina do bordel” de “jacutingers”. E ressaltou que pesquisou a origem do nome de sua personagem:

“Fui pesquisar e jacutinga é um pássaro. E acho que tem algo muito bacana com a personagem. Tem uma fala de Jacutinga em que ela diz ‘que ela não tem parada, mas ela tem pouco.’ Acho que a Jacutinga é este tipo de mulher que faz pousos mais longos em outros lugares, mas ela vem de outro lugar. Ela não é daqui. Ela fez desta cidade, um pouso para ela, com aconchego, mais ainda assim um pouso”, disse

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino


×