Virou albergue? Em Pantanal, fazenda de Zé Leôncio hospeda até fantasma. Entenda!

Por - 12/08/22 às 16:30 - Última Atualização: 13 agosto 2022

Foto fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira), de PantanalFotomontagem Reprodução/Instagram@guilhermerondon e Reprodução TV Globo

Parece que a fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) virou uma verdadeira hospedaria, não é gente? Pois todo mundo que passa pelo Pantanal, “apeia” na casa do homem, ou seja, lá sempre cabe mais um!

Primeiro, chegou Filó com o filho. Depois que o fazendeiro se separou da mulher, Madeleine (Karine Teles), veio Jove (Jesuíta Barbosa), Juma (Alanis Guillen), Muda (Bella Campos), a cunhada, Irma (Camila Morgado), a mãe da cunhada, Mariana (Selma Egrei), o mordomo Zaquieu (Silvero Pereira), Zefa (Paula Barbosa), até Maria Bruaca (Isabel Teixeira) agora será levada para lá por Alcides (Juliano Cazarré).

Leia+: Confira os resumos dos capítulos de Pantanal

Caramba. Tem que ter “muito metro” pra abrigar essa gente toda, sô!

E agora, as chegadas não param e tem até fantasma passando no “albergue” de Zé Leôncio. Está previsto para ir ao ar neste sábado, 13 de agosto, a cena da passagem de uma Comitiva Fantasma pela fazenda, em “Pantanal”, trama da faixa das 21 horas, da Globo.

No remake, que exibe momentos sobrenaturais, como Maria Marruá (Juliana Paes) e Juma virando onça e o Velho do Rio (Osmar Prado), que vira sucuri, agora é a vez de um momento que promete arrepiar o telespectador.
Diretamente do além, chega no meio do pasto, noite adentro, um grupo que vem com a liderança de um cozinheiro. Ele abre a porteira para adentrar, mas dá de cara com o Velho do Rio.
“Vestido” no corpo da famosa sucuri, ele trata de barras a visita: os fantasmas ficam assustados e o ponteiro irá pegar um berrante, dando um repique único.

Leia+: Pantanal: Cramulhão incorpora em Trindade e manda recado. Fotos!

Zé Leôncio é o único que ouve o toque e fica cabreiro: “Quem é que tá tocâno esse berrante¿”.
Passado o susto, e vendo que “os fantasmas são da paz”, o Velho do Rio deixa todos passarem e eles começam a conviver e agir como os vivos. Vão cozinhar na fazenda, dormir e até dar banho em seus cavalos, para depois seguirem viagem. Eita!

TEXTO

O site oficial da novela divulgou uma parte do script, contando a cena. As palavras emocionam e nos fazem imaginar o momento da trama. Confira:

Texto do script da cena da chegada dos fantasmas, em Pantanal
Texto do script da cena da chegada dos fantasmas, em Pantanal – Foto: Reprodução

FAZENDA TEM 7 MIL HECTARES

Palco de uma série de acontecimentos na obra escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa, muitos se perguntam a quem pertence a fazenda de José Leôncio. Há quem acredite que o local exista mesmo. Há também quem aposte que a propriedade não passa de mais grande obra da equipe de cenografia da TV Globo.

OFuxico fez um levantamento e descobriu que a tal fazenda do homem que encanta marruás existe de fato e se chama Fazenda Rio Negro. O patrimônio conta com cerca de 7 mil hectares, está localizado no município de Aquidauana, no Matogrosso do Sul e foi fundado em 1895 por Ciríaco da Costa Rondon. Sua principal atividade na época era a pecuária. O cantor e compositor Guilherme Rondon, bisneto de Ciríaco, foi recentemente às redes sociais confirmar a história e mostrar fotos de antes e depois do local.

Reprodução/Instagram@guilherme rondon

“A Fazenda Rio Negro foi fundada meu bisavô materno Ciríaco Rondon por volta do ano de 1900. Essa casa sede foi construída em 1920. Essa foto mostra a Rondonzada festeira reunida em 1940. Hoje existem poucos ‘Rondons’ na região, a Fazenda Rio Negro tem outro proprietário e na novela pantanal pertence à família do Zé Leôncio”, escreveu.

Leia+: Pantanal: Maria Bruaca pode nunca conhecer o neto, filho de Guta

Em maio de 1999, a área foi adquirida pela Conservation International do Brasil (CI-Brasil), que em 2001 transformou 89% do local em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural. Em Maio de 2009, o espaço passou a ser reconhecido como sítio de importância internacional, pela Convenção de Ramsar de Áreas Úmidas e em 2010 foi vendido Agropecuária Santana do Deserto, de quem é hoje a fazenda que aparece na novela Pantanal.

CURIOSIDADES

Dentro do 7 mil hectares, existem centenas de lagoas, cordilheiras, salinas e baías, localizadas às margens do Rio Negro, afluente da margem direita do rio Paraguai. Na Fazenda Rio Negro, é possível observar uma grande quantidade de espécies de aves, mamíferos de médio e grande porte, de répteis e invertebrados.

Foto: Globo / João Miguel Jr.

Uma pesquisa realizada na reserva revela que existem pelo menos 367 espécies de aves, 74 de mamíferos, 23 espécies de répteis e 20 de anfíbios, 94 de peixes e 36 espécies de invertebrados. Sabe-se também que a fauna encontrada na ‘fazenda de Zé Leôncio’ abriga mais da metade da fauna de vertebrados conhecida para todo o Pantanal. E que o local ainda serviu de cenário para a novela “América” (2005).

ONDE O ELENCO FICA HOSPEDADO?

Tanto na versão original, como no remake, o elenco dos dois folhetins ficaram/ ficam alojados em outras fazendas das regiões de Aquidauana, Corumbá e Miranda (todas em Mato Grosso do Sul). Elas também serviram/servem como sets de gravações. Os nomes dessas propriedades, no entanto, não foram revelados.

Leia+: Maria Bruaca trava batalha judicial contra Tenório

CASA DE ALMIR SATER VIROU POINT DOS FAMOSOS

Em 2020, uma visita à fazenda de Almir Sater foi fundamental para a definir os locais de gravação do remake de “Pantanal”. A propriedade também serviu de apoio ao elenco e a produção em 1990, quando a novela foi dirigida por Jayme Monjardim. Três décadas atrás, pouco depois das gravações da novela original, Almir já havia comprado alguns pedaços de terra no Pantanal. E hoje, ainda, a casa do intérprete do chalaneiro Eugênio ainda é excelente lugar para uma boa roda de viola, prosa e alguns goles de cachaças, claro.

Reprodução/Instagram@oficialalmirsater

“Pantanal” estreou na Rede Globo no dia 28 de março, substituindo “Um Lugar Ao Sol”. A trama foi adaptada por Bruno Luperi e conta com a direção de Rogério Gomes. A história é um remake da novela homônima que foi ao ar na TV Manchete em 1990. A trama original foi criada e escrita por Benedito Ruy Barbosa.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:


×