Caso Russel Brand: Especialista comenta sobre agressões psicológicas do ator

Por - 21/09/23

Russel Brand: relações abusivas vem à tona. Saiba mais sobre sequelas que podem ficar nas vítimas (Reprodução/Instagram)Russel Brand: relações abusivas vem à tona. Saiba mais sobre sequelas que podem ficar nas vítimas (Reprodução/Instagram)

(OFuxico ressalta que vítimas de agressão e relacionamentos abusivos podem denunciar os casos na Central de Atendimento à Mulher (180).)

Na última semana, o ator Russel Brand voltou a ter uma certa ‘relevância’ por conta de estar sendo acusado por 4 mulheres de agressão sexual. No passado, o humorista foi casado com Katy Perry, com quem teve uma relação considera tóxica e abusiva. Ele nega as acusações e fez um vídeo furioso em suas redes sociais contra as mulheres.

Na maioria das vezes, o caso sempre vem à tona depois de uma separação turbulenta. E foi assim com Perry: Um SMS informando que o divórcio estava em curso. A cantora estava prestes a subir no palco em São Paulo, com a “California Dreams Tour” e se viu obrigada a decidir se subiria ao palco ou entraria no conflito íntimo.

Nós de OFuxico conversamos com Giovanna Toledo Rocha (CRP 06/177405), psicoterapeuta e especialista em casos como este para saber sobre os efeitos que relações abusivas podem causar nas vítimas.

Primeiramente, perguntamos sobre os sinais de que você possa estar sob pressão psicológica em um relacionamento. Giovanna alerta que o termo correto seria o Gaslight e que os sinais são alarmantes:

“A pressão psicológica no relacionamento – também conhecida como gaslighting – nada mais é que manipulação, quando a relação não está equilibrada, recíproca e saudável. Os sinais mais comuns são: ciúmes excessivos, críticas na intenção de diminuir ou menosprezar a parceria, transferência de culpa, punições, entre outras”.

Um relacionamento abusivo traz grandes sequelas emocionais para a vítima. Todas elas envolvem algum tipo de sentimento dentro de seu mental, indo desde crises de ansiedade até mesmo baixa de sua libido:

“Baixa autoestima, ansiedade, angústia, apatia, diminuição de libido, indisposição, etc. Basicamente a pessoa perde o brilho pois depende daquela relação que é justamente o que o tirou”, conta a profissional.

A gente fala muito sobre relações abusivas e sobre como elas podem interferir em sua vida, mas existem elementos muito característicos de que você pode estar passando por uma, inclusive uma famosa frase que indica uma tentativa de invalidar os seus sentimentos:

“Basicamente aquilo que invade, abusa o limite da individualidade da parceria, bem como relatado no que configura a pressão psicológica. A famosa frase “você está louca!” resume bem como identificar que seu relacionamento pode estar neste caminho”

Flay desabafa e abre o jogo sobre ex-namorado abusivo

As vítimas podem demorar anos para se recompor e falar abertamente sobre os casos. Katy, por exemplo, dá poucas declarações sobre o caso que teve com Brand, colocando pontos em suas músicas aqui e ali (Como em “Part of Me”). A especialista conta quais os passos que a vítima pode ter e também frisa algo super importante:

“O principal é, justamente, reconhecer que está em uma relação tóxica e ter a intenção de encerrar esse ciclo. Ter a ajuda de uma rede de apoio somado ao suporte de psicoterapia com profissional de confiança são essenciais para elaborar todo o processo vivenciado em um relacionamento tóxico. A vítima de uma relação nessa estrutura tende a se culpar e sentir-se só frequentemente, mas é importante frisar que a culpa nunca é da vítima!”.

Por fim, questionamos quais as outras relações que podem ser consideradas abusivas. Não é somente a relação amorosa que pode se enquadrar nisto. Ela faz um alerta de como identificar os pontos que são importantes para que você valide os sentimentos:

“Qualquer relação que te diminua, faça você se questionar do seu potencial, invalide suas conquistas e feitos já é um sinal de alerta. Ter críticas em uma relação é não somente importante como necessário, mas como elas são comunicadas e trabalhadas já pode dar um norte significativo para que saibamos se trata-se ou não de um relacionamento abusivo.”

---

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha