Caixão de Rainha Elizabeth deixa Balmoral rumo a Edimburgo

Por - 10/09/22 às 11:00

Charles e Rainha Elizabeth na sacada de palacioGrosby Group

De acordo com a Operação London Bridge (Ponte de Londres), neste sábado, 10 de setembro, o caixão da Rainha Elizabeth II deve deixar o Palácio de Balmoral e ir rumo a Edimburgo. O caixão de Elizabeth II deixa o salão de bailes do Castelo de Balmoral, onde se encontra desde sexta-feira, 8 de setembro, e será carregado por sete guardiões até o carro fúnebre, acompanhado do tocador de gaita de foles oficial da rainha à frente. O corpo será então transferido para o Palácio de Holyrood, residência oficial da família real em Edimburgo, capital da Escócia, onde uma guarda de honra militar o encontrará.

No domingo, 11 de setembro, o rei Charles III e a rainha consorte irão para o Palácio de Holyrood, onde serão recebidos com uma salva de 21 tiros. Membros da família real, incluindo filhos e netos de Elizabeth II, se juntarão a uma procissão de Holyrood até a Catedral de Saint Giles, em Edimburgo, com as armas do Castelo de Edimburgo disparando a cada minuto. Um serviço será realizado na catedral, onde o caixão da rainha descansará por 24 horas, permitindo que o público preste suas últimas homenagens antes de ser transferido para Londres.

O mundo parou, neste sábado, 10 de setembro, para ver a proclamação oficial do rei Charles III no Reino Unido. A cerimônia foi transmitida pela TV, pela primeira vez na história. A rainha Elizabeth II morreu, aos 96 anos, em 8 de setembro, no palácio Balmoral, na Escócia. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, dizia o comunicado, emitido no dia da morte da monarca.

“Prometo dedicar o resto da minha vida para essa tarefa pesada que me coube”, declarou o novo rei durante a cerimônia deste sábado. Durante a proclamação, também foi anunciado que o dia do funeral da Rainha Elizabeth II será feriado em todo o Reino Unido, mas a data exata ainda não foi definida.

NO DIA ANTERIOR…

Na sexta-feira, 9 de setembro, pontualmente às 14h, na Inglaterra, o Rei Charles III realizou seu primeiro pronunciamento. O monarca falou da morte da Rainha Elizabeth e comentou sobre a sucessão de William ao trono.

Charles III relembrou do legado da rainha: “Na sua vida de serviço, vimos um grande amor pela tradição e também a vimos abraçar o progresso. A admiração, o respeito que ela sempre teve se tornaram marca de seu reinado. Minha mãe sempre tinha a tendência em ver o melhor nas pessoas. Honro a vida dela em serviço. Eu sei que a morte dela traz muita tristeza a todos vocês. Pela vida dela, a majestade foi uma inspiração e um exemplo para mim e para minha família. Devemos a ela a maior dívida, que todas as famílias devem à mãe: amor, compreensão e exemplo”

O rei continuou: “A minha vida vai mudar. Minha vida, claro, vai mudar, com as novas responsabilidades. Eu não vou poder dedicar meu tempo à caridade, mas eu sei que esse trabalho vai seguir nas mãos de outras pessoas. Trata-se de um momento de mudanças para a família. Conto com a ajuda da minha esposa, Camilla, que tem se dedicado de forma leal e ela vai ser a minha rainha consorte. Ela vai se dedicar a todos os deveres. Meu herdeiro vai ser meu sucessor (William). Hoje estou feliz como Príncipe de Gales, um título cujo o país sempre me recebeu tão bem. William e Kate ajudarão a trazer toda a ajuda necessária para os programas. Quero expressar meu amor por Harry e Meghan, que continuam a construir a vida deles em outro país”.

Veja abaixo galeria de fotos da vida de Elizabeth II!

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.