BBB21 vira fábrica de sucessos na cultura das redes sociais
Por Redação - 24/03/21 às 20:05 - Última Atualização: 6 abril 2021
O Big Brother Brasil 2021 cumpriu com o prometido e tem sido o "Big dos Bigs". Desde a edição do ano passado, o reality show da Globo viu os pontos de audiência pelo Brasil só crescerem durante o período de exibição e o novo formato aproximaram o programa do universo online, onde sempre vira assunto.
Dessa forma, a Winnin, uma martech que empodera a criatividade por meio da ciência de dados, analisou como essa fama do BBB tem se conectado com a cultura digital, desdobrando-se em conteúdos.
Os dados do estudo apontaram que o jogo pelo prêmio milionário vêm atingido diferentes âmbitos dentro das conversas onlines, levantando pautas, como a cultura do cancelamento, nas mais variadas trocas de ideias. O mercado musical também sofreu impacto, pois uma música lançada há mais de 13 anos e cantanda por Juliette ficou entre as mais tocadas do Spotify Brasil.
Apesar das críticas permeando a atração, principalmente no início após as polêmicas envolvendo Lucas Penteado e outros participantes, esses tais assuntos ainda ajudaram estratégia de conteúdo. Segundo a Winnin Insights, o Big Brother Brasil é o quinto assunto mais comentado nacionalmente no Twitter. Apesar de sua colocação no trending topics não ser elevada, o programa é citado em praticamente todos os outros tópicos mais comentados do momento.
De família a futebol, de dança a pegadinha, o BBB21 é citado dentro de cada assunto de forma curiosa e orgânica. Por exemplo, o assunto família, o Reels [ferramente do Instagram similar ao TikTok] da Gloria Pires contando que não é mãe do Fiuk viralizou e ficou no topo do de vídeos mais assistidos sobre tal assunto.
Ao citar o bate-papo dança, as coreografias têm retido todos os holofotes. Na edição anterior foi a icônica dança da Manu Gavassi para a música da Dua Lipa (Don't Start Now), que ficou tão famosa que a própria cantora internacional comentou sobre nas redes sociais; desta vez foi Pocah que arrasou na coreografia da música Wap de Cardi B e Megan Thee Stallion, conquistando também a atenção da rapper.
Além disso, o programa influencia diversos criadores de conteúdo e famosos dos mais diversificados nichos. Marília Mendonça, Neymar Jr., Bruno Gagliasso e Anitta são alguns dos nomes que brilharam e/ou brilham durante as discussões sobre o reality.
As redes
Dentro de cada plataforma o Big Brother é comentado de uma maneira. O Twitter, por exemplo, é a rede usada para os desabafos informais e em tempo real, considerado até como um pay-per-view que a edição não mostra. Por outro lado, o Instagram faz um "melhores momentos" dos acontecimentos mais marcantes do dia e é a principal plataforma dos participantes também.
Já no YouTube são feitas análises mais profundas sobre as pautas levantadas pelos comportamentos dos brothers. Como era de se esperar, o TikTok também entrou nessa vibe. As dublagens e esquetes tomam conta do assunto. E o mais novo queridinho da web é a Twitch.tv, que conta com transmissões ao vivo do programa para promover debates e reactions.
Nãa à toa, o BBB21 possui grandes patrocinadores e outras marcas disputam por espaços para anúncio.
BBB21: Gilberto chama Juliette de cobra em conversa com Sarah
BBB21: 'Facada nas costas', diz Rodolffo sobre indicação de Gilberto
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.