Dois anos após polêmica com filme, Sia revela diagnóstico de autismo
Por Redação - 30/05/23 às 15:15
A cantora Sia, conhecida pelo sucesso “Chandelier”, revelou nesta terça-feira, 30 de maio, que recebeu um diagnóstico tardio de autismo. A informação foi dada durante uma entrevista ao programa “Rob Has a Podcast”.
Leia +: Marcos Mion critica governo de São Paulo por dizer que autismo ‘tem cura’
“Estou no espectro e estou em recuperação, e tal – há muitas coisas”, disse a artista. Ela também pontuou que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) alega que a condição pode ser detectada aos 18 meses de vida ou menos. Apesar de não ter revelado quando descobriu a notícia, ela sugeriu que tenha sido recentemente.
“Durante 45 anos, eu pensei ‘tenho que colocar meu traje humano’. E somente nos últimos dois anos eu me tornei totalmente, totalmente eu mesma”, explicou.
“Ninguém jamais poderá conhecê-lo e amá-lo quando você estiver cheio de segredos e vivendo com vergonha, iniciou um desabafo. “E quando finalmente nos sentamos em uma sala cheia de estranhos e contamos a eles nossos segredos mais profundos, sombrios e vergonhosos, e todos riem junto com a gente, não nos sentimos como pedaços de lixo pela primeira vez em nossas vidas”, prosseguiu.
Sia finalizou com uma fala esperançosa: “Nos sentimos vistos pela primeira vez por quem realmente somos, então podemos começar a sair para o mundo apenas operando como humanos e seres humanos com corações, não fingindo ser nada”.
Leia +: Em casamento, Sia faz rara aparição sem a peruca
FILME POLÊMICO
Em 2021, Sia foi “cancelada” após escalar Maddie Ziegler, atriz neurotípica que participou de diversos videoclipes ao lado da cantora, como uma garota autista no filme “Music”. O enredo contava a história de uma adolescente no espectro que passa por problemas familiares.
Leia +: Sia lança o álbum Music, inspirado em inédito filme
O musical foi amplamente criticado pelo fato de Maddie não ser autista e estar interpretando uma garota autista, além da representação estereotipada de pessoas neuroatípicas.
Na época, a cantora se defendeu explicando que seu “coração sempre esteve no lugar certo” e pediu para os críticos assistirem ao seu filme antes de julgá-lo.
Depois, ela se desculpou com a comunidade autista e inseriu um alerta no início do curta: “Existem terapeutas ocupacionais autistas especializados em processamento sensorial que podem ser consultados para explicar maneiras seguras de fornecer feedback proprioceptivo e de pressão profunda para ajudar na segurança do colapso”.
O episódio afetou a artista, que revelou em 2022 que estava passando por um período difícil, tendo até mesmo pensado em suicídio. Após o lançamento do filme, ela foi para uma clínica de reabilitação. Na entrevista recente, Sia disse que está sóbria e se sentindo melhor.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.