João Guilherme sobre homofobia: ‘Ri das banalidades em pleno 2023’

Por - 21/07/23 às 11:13

joão Guilherme, de roupa laranja, no programa Encontro, da GloboFotomontagem: Reprodução TV Globo

No “Encontro” desta sexta-feira, 21 de julho, Patrícia Poeta recebeu, entre seus convidados famosos, João Guilherme. Em um bate papo, o ator mostrou que, aos 21 anos, está bastante consciente do que faz e, principalmente do que posta em suas redes sociais, que acumulam mais de 30 milhões de seguidores.

“Passo mais tempo sendo o João Guilherme que todos conhecem, do que conhecem como o João Guilherme que eu sou. A gente, e quando digo a gente é porque envolve meu trabalho com minha equipe, com minha família, todos juntos. Então, aprendemos juntos sobre o trabalho, sobre a carreira, sabendo que nas redes temos que ter responsabilidadenaquilo que postamos e até mesmo saber que se pode postar algo fora isso”, comentou.

“A responsabilidade vem de um todo, porque temos as mães que acompanham os filhos, os filhos que me me seguem, então, é preciso ver oque estamos passando para esse pessoal. É ter um olhar aos outros, ter opiniões formadas, ter criatividade”, disse.

Questionado sobre atos homofóbicos, pelos quais passou em julho, quando apareceu de cropped em um evento, João falou que, primeiramente riu da bobagem que foi publicada:

“Com as redes sociais, tudo acontece muito rápido. Vi comentários em todos os lugares. A primeira coisa que fiz foi rir. Depois me perguntei o motivo das pessoas perderem a mão nas coisas. Um comentário homofóbico disfarçado de piada? Eu fico de cara com isso e pior, ver tanta gente apoiando isso”, começou ele.

“E ver as pessoas, de certa forma, compactuando com isso na internet é muito triste. Em 2018 eu já reclamava destas coisas. E ainda estamos em 2023, e parece que ano que vem vai ter uma conversa parecida. Banalidades. Minha resposta foi com respeito e atenção à causa, com um post didático, respondendo ao humorista que usa da profissão para falar qualquer coisa ali.”

RELEMBRE O CASO

Em junho deste ano, após ver um vídeo no qual o ex-BBB e humorista Nego Di comenta o fato de João Guilherme ter comparecido de cropped em um evento de moda, o ator e cantor resolveu se manifestar.

Em um longo manifesto, João disse que pensou muito antes de abordar o assunto, por não gostar de “ficar dando palco para gente que quer ganhar migalhas em cima de polêmica”, mas sentiu que seria importante se manifestar, principalmente por julho ser considerado o Mês do Orgulho LGPTQIAPN+.

Na época, João escreveu: “Pensei muito antes de vir falar alguma coisa sobre os últimos acontecimentos porque não gosto de ficar dando palco pra gente que quer ganhar migalhas em cima de polêmica. Mas acho importante que a gente use esse espaço pra abrir conversas importantes, principalmente por estarmos no mês do orgulho LGBTQIAPN+. HOMOFOBIA É CRIME. O vídeo do “comediante” é discriminação fantasiada de piada, e é importante que isso fique claro. A gente vive em um país que matou mais de 250 pessoas em crimes relacionados a sua orientação sexual ou ao gênero só em 2022. No Brasil, muitas pessoas se sentem discriminadas e sexualizadas todo o tempo somente por serem quem são. Me causa uma indignação gigante que duas pessoas públicas usem seu alcance pra espalhar ódio e preconceito, quando podiam ser aliados de uma causa tão importante. Quero usar minha influência para propagar o bem e o amor em um mundo já tão cheio de ódio, alimentado por atitudes preconceituosas como esta ? Fico ainda mais revoltado quando isso vem de um colega de classe, um ator, que naturalmente deveria ter a mente mais aberta por viver da arte. Não da pra entender. A tentativa de me ofender ao dizer que eu sou gay não só não me ofende nem um tiquinho, como me dá ainda mais vontade de ser um aliado presente e ativo da causa. Não tenho intenção nenhuma de “lacrar” em cima de uma causa tão séria como esta, então deixo a atenção para o que realmente merece foco! Nos stories vou colocar links pra vocês conhecerem gente e organizações do terceiro setor que estão levando informação e realmente fazendo algo de útil por esse mundo tão cagado. Fé com fé.”

Gil do Vigor, Pedro Sampaio e Igor Rickli apoiaram João, pelas redes sociais.

Após a repercussão negativa, Nego Di também usou as redes sociais para explicar o que o motivou a gravar o vídeo. “Já tinha prometido a mim mesmo que não viria me retratar novamente por piada. Quem me acompanha sabe que gravo vídeos de humor e não tenho preconceito com ninguém. É piada”.

Ele continuou: “A piada que fiz não tem nada a ver com a sexualidade de ninguém, mas acho que não dá para empurrar goela abaixo que aquele jeito de vestir ali está bacana. Chega de querer problematizar tudo.”

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,,