Duda Santos, a Maria Santa, de ‘Renascer’, se emociona com sua primeira protagonista
Por Flavia Cirino - 30/01/24 às 05:00 - Última Atualização: 29 janeiro 2024
Duda Santos tem apenas 23 anos. E carrega consigo a responsabilidade de viver sua primeira protagonista do horário nobre, na pele de Maria Santa, na primeira fase de “Renascer”.
Duda Santos e Humberto Carrão formam um casal fora da ficção?
Carioca, nascida e criada na Vila da Penha, popular bairro da Zona da Leopoldina, no Rio de Janeiro, ela é a mais velha de quatro irmãos. O primeiro trabalho foi aos 16 anos, fazendo fotos para uma loja de comunidade, na Penha.
O desejo de atuar surgiu aos 18 anos. Ou melhor, deixou de ser um sonho contido para tornar-se uma determinação. Tanto que já no ano seguinte, ela conseguiu um papel na extinta novela teen “Malhação”. Na 20ª temporada – “Toda Forma de Amar” – Duda Santos interpretava a estudante Paula, uma ex-aluna do colégio Otto Lara Resende.
Conheça a trajetória profissional de Duda Santos
Por conta do trabalho – e graças a ele – mudou-se juntamente com os familiares para Jacarepaguá, na Zona Oeste, para ficar mais próxima aos Estúdios Globo. Isso sem imaginar que estaria, em tão pouco tempo, estrelando o remake de “Renascer”, um dos maiores sucessos da teledramaturgia.
Saiba qual foi a audiência da primeira semana de ‘Renascer’
Emocionada, a atriz conversou com a reportagem de OFuxico sobre o rápido “upgrade” em sua carreira. Depois de “Malhação”, ela estrelou o longa “Draft”, do Globoplay, com Nicolas Prattes e Romulo Arantes Neto. Eles fizeram um triângulo amoroso no filme, ainda sem data de estreia.
Duda Santos também rodou “Um ano inesquecível – Verão”, de Thalita Rebouças, para o Prime Video da Amazon. Na trama, interpreta a filha da personagem de Késia, uma costureira de barracão de escola de samba.
Antes de “Renascer”, seu papel mais recente foi na novela “Travessia”. Na trama de Gloria Perez, a artista dava vida à Isa, filha do personagem de Aílton Graça.
A jovem artista carioca ainda ressaltou que agora se sente protegida diante do acolhimento que recebeu de toda a equipe e elenco de “Renascer”: “Somos cada um de um jeito, mas todo mundo ali vira sua família, então, você dá muito protegido. A gente não sabe o que pode vir… são muitas pessoas pensando, não tem como todo mundo pensar a mesma coisa, mas eu tentei me preparar de um jeito que eu entenda que nem todo mundo pensa igual e que tudo bem”, destacou a artista.
Quem são os filhos de Maria Santa e José Inocêncio?
Ela não teme críticas: “O que vai acontecer é cada um achar uma coisa. Eu só espero que as pessoas recebam com amor, porque foi o jeito que a gente fez essa novela, com muito amor e dedicação”, enfatizou.
Duda Santos tem namorado?
Mal a novela começou, vieram junto rumores de um romance com Humberto Carrão, seu parceiro de cena. Duda Santos, contudo, afirmou que, seja qual assunto for, a vida profissional será sempre pública. A pessoal, não.
Relembre uma das cenas mais marcantes de Duda Santos na primeira fase de ‘Renascer’
“Eu sou um pouco discreta, até mesmo nas redes sociais. Eu não falo muito, eu não saio muito, só vou para o samba. Mas eu tô disponível, sou acessível, falo com o coração aberto que eu quero realmente que as pessoas me conheçam e que que a gente tenha essa afinidade”, disse.
A atriz ainda ressaltou que sabe que tem muito a aprender, sob todos os aspectos: “A gente troca essa ideia, eu acho importante ter esse contato entre o público e a atriz. Eu não conheço muito esse mundo. Tô conhecendo agora estou chegando agora. Espero que vocês me recebam de coração aberto”.
Peso da responsabilidade
A artista reconhece que viver o papel que foi brilhantemente feito por Patrícia França em 1993, é uma missão e tanto. Ainda assim, Duda se sente preparada e grata não apenas pela oportunidade de viver um papel tão relevante, como também pela temática da trama.
“Que loucura! Não só fazendo a protagonista das novela das 21h, mas por ser Maria Santa, que é uma personagem linda, apaixonante. Esse mundo místico me interessa muito, essa fé que essa novela tem,”, disse.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular
Ela ainda destacou a representatividade: “Sou uma mulher preta retinta fazendo uma protagonista da novela das 21h”, enfatizou.
Espero representar muita gente, porque representatividade é isso, é se sentir possível”.
E finalizou: “O audiovisual é muito potente e ele pode ser responsável por trazer essa representatividade pra todas as meninas, todos os pretinhos e pretinhas, indígenas também”.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino