Exclusivo! Belo estrela de filme de época, revela qual o seu maior sonho e comenta a volta do Soweto

Por - 11/11/23

Belo

Resgatar os fios loiros que foram sua marca no auge do grupo Soweto é apenas um detalhe na nova fase de Belo. O artista paulistano de 49 anos se emocionou na noite de sexta-feira, 10 de novembro, ao cantar pela primeira vez em um navio.

Ele foi uma das atrações do cruzeiro “Cheia de Manias”, e a reportagem de OFuxico bateu um papo exclusivo com o artista. Belo, que é considerado o “Roberto Carlos do pagode”, comentou a importância da banda Raça Negra em sua trajetória.

“O Raça Negra é um dos precursores do movimento, um grupo de São Paulo que ganhou o Brasil inteiro. Eu cresci ouvindo o Fundo de Quintal, que é um samba carioca, diferente, são os ‘papas do samba’, a nossa escola, mas o Raça Negra levou o nosso som pra um lugar onde a gente não habitava”, destacou.

O cantor ressaltou que outros grupos cresceram a partir da ascensão do Raça Negra.

“Isso foi tão importante pro movimento que impulsionou o Soweto, o Exaltasamba, Só Pra Contrariar, Katinguelê, o Negritude. Grupos de São Paulo que começaram a se espalhar pelo Brasil inteiro de maneira diferente, embora continuássemos ouvindo Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho”, explicou.

Belo destacou que foi um passo determinante para sua história.

“Isso fez com que eu chegasse na decada de 90 e fizesse sucesso com o Soweto, grupo que me projetou no mercado. Depois segui com a carreira solo”, pontuou.

Belas Emoções

O cantor ressaltou que o fato de estar em um navio o aproxima ainda mais de sua grande referência musical.

“Roberto Carlos é uma das minhas maiores referências e inspirações. Eu sou considerado o ‘Roberto Carlos do pagode’, tenho o maior respeito e admiração. Gosto muito desse título, amo ser um artista de comunidade, um artista popular e agora, num navio”.

“É a primeira vez que faço show em um cruzeiro. O Roberto Carlos é o cara que mais navegou pelo mundo inteiro cantando nos navios, então acho que estou ganhando um presente em estar hoje aqui com meu padrinho, que é o Luiz Carlos, estar com o Bira e o Sereno do Fundo de Quintal, que são meus padrinhos também, me iniciaram no samba. Quero que seja o primeiro de muitos, quero continuar levando a minha música, em 2024 comemorando 30 anos de Soweto, celebrando a vida”, disse ele.

O que tem de novo na volta do Soweto?

Belo contou que, inicialmente, o retorno do grupo que o projetou na música vai se restringir a uma turnê pelo país.

“Queremos levar para o Brasil inteiro 30 shows, para que as pessoas que já conhecem o Soweto possa ir assim como quem ainda não conhece”.

Mas os fãs podem se preparar. Tem muito mais vindo por aí.

Vamos de spoiler

Belo revelou que vai lançar um documentário. Os preparativos estão na fase inicial.

“Já está começando a pesquisa do documentário, a gente faz um mini-laboratório”, revelou.

“Esse ano eu participei de três trabalhos como ator: a primeira temporada da série ‘Veronica’, a terceira de ‘Arcanjo Renegado’ e agora estou finalizando um filme sobre a Dinastia no Brasil. Eu interpreto um Barão”, adiantou.

Com tantas “funções”, ele só quer celebrar: “Estou felizaço com essa nova fase! Do nada, depois de 30 anos de carreira, estou fazendo tudo ao mesmo tempo”.

“Participei do ‘Dança dos Famosos’, o que me projetou muito mais ao mercado. Eu tinha uma coisa de dança bem contida, agora estou mais solto no palco e isso também fez com que meu lado profissional fosse pra outro lugar, então estou fazendo várias coisas ao mesmo tempo e estou feliz”.

Contudo, Belo revelou que ainda falta a realização de um sonho.

“Logicamente que preciso fazer minha biografia, preciso fazer meu doc e meu filme, que é o meu sonho. Tenho certeza de que vou realizar”, prometeu.

Já estamos ansiosos!

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.