Roque apresenta piora e será avaliado por equipe de neurologia

Por - 10/10/23 às 16:02

Roque em cama de hospitalRoque em cama de hospital - Divulgação

Roque continua internado na UTI do hospital São Luiz, da Rede D’Or, em São Paulo, e será reavaliado por uma equipe de neurologia. O diretor de auditório de Silvio Santos está internado há alguns dias, após sofrer um desmaio e contrair a Covid-19.

“O Hospital São Luiz Itaim, da Rede D’Or, informa que o paciente Gonçalo Roque apresentou piora no quadro clínico e passou por um procedimento de cateterismo, que identificou lesões que serão tratadas clinicamente. O paciente está na Unidade de Terapia Intesiva (UTI) e será reavaliado por uma equipe de neurologia”, diz comunicado enviado a OFuxico teve acesso.

Em conversa com o OFuxico um pouco mais cedo, Janilda, esposa de Roque, contou que os resultados de alguns procedimentos revelaram que Roque estava com algumas veias entupidas e precisou passar por um cateterismo. Agora, ele aguarda para saber se precisará passar por uma angioplastia.

“Ele fez um exame das artérias do coração e, para nós, estaria tudo normal, pois quando ele voltou, já trocou de roupa, arrumei as coisas pra quando o médico chegasse pra dar o resultado. Mas o doutor informou que o exame apontou umas veias entupidas e teria que fazer com urgência um cateterismo”, disse.

“Depois de alguns minutos que o médico saiu do quarto, Roque teve outro desmaio e foi com urgência novamente pra UTI”, completou.

O que é cateterismo?

O cateterismo é um exame invasivo que pode ser realizado de forma eletiva, para confirmar a presença de obstruções das artérias coronárias ou avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco.

O procedimento é realizado por meio da inserção de cateteres nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços que são guiados até o coração por um equipamento especial de raios-X.

O que é angioplastia?

Angioplastia coronária, que também pode ser chamada de intervenção coronária percutânea é o tratamento das obstruções das artérias do coração por meio do “cateterismo”. Segundo informações da própria Rede D’Or, após a desobstrução da artéria coronária é realizado o implante de uma pequena malha de metal, conhecida como ‘stent’, no interior do vaso sanguíneo.

Os stents tem poucos milímetros de diâmetro (em média de 2 a 5 mm) e de comprimento (8 até 48 mm) e são utilizados para manter a artéria aberta e o bom fluxo de sangue no seu interior.

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais


×