Morre Ivan Fontoura, irmão médico de Ary Fontoura, aos 96 anos de idade

Por - 12/10/23 às 17:20

ary e ivan fontoura posando junto com roupa de frioFoto: Reprodução/Instagram @aryfontoura

Uma triste notícia acometeu a vida de Ary Fontoura na manhã desta quinta-feira, 12 de outubro, pois conforme o astro revelou nas redes sociais, seu irmão, Ivan Fontoura, que era médico pediatra, morreu aos 96 anos de idade. A causa do falecimento não foi revelada.

“É com imensa tristeza que compartilho a notícia do falecimento do meu amado irmão, Ivan. Meu irmão foi uma pessoa especial, cheia de sabedoria e experiências de vida. Ele foi um exemplo de força, coragem e amor, além de muito respeito ao próximo”, lamentou o ator de “Fuzuê”, da TV Globo.

“Sentirei muita saudade dos nossos telefonemas e conversas. Você partiu deixando um legado de amor e inspiração e uma linda família. Você sempre estará em nossos corações. Descanse em paz, meu amado irmão. Você será eternamente lembrado e amado”, completou Ary Fontoura.

De acordo com o portal G1, o velório e o sepultamento serão realizados no Cemitério Parque Iguaçu, no bairro Cascatinha, em Curitiba, capital Paraná, cidade em que o profissional de saúde nasceu em 1926, na região metropolitana. Nos estudos, fez mestrado nos Estados Unidos e doutorado na França.

CARREIRA DE IVAN FONTOURA

Ao longo de 38 anos, Ivan trabalhou no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, além de ser voluntário por muitos anos em uma Unidade de Saúde em Pontal do Paraná, no litoral. Fontoura considerava sua profissão como uma “missão de vida”.

Em entrevista à RPC, filial da Globo no Paraná, o pediatra falou de sua expectativa de vida: “Eu tinha um negócio (pensamento), que não passaria dos 70 anos, mas passei, quase sem perceber… quem sabe não contar os anos seja o segredo”.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias do Paraná, O Governo do Paraná lamenta a morte de Ivan Fontoura por meio de uma nota, emitida pelo governador do Estado, Ratinho Junior, que elogiou a carreira do médico.

“Me solidarizo à família e amigos neste momento de dor e tristeza. O doutor Ivan foi um profissional de muita competência, que atuou com humanidade e que deixa legado valoroso ao nosso Estado. Foi um combatente incansável pela saúde das crianças paranaenses”, afirmou o governante.

Sociedade de Pediatria

A Sociedade Paranaense de Pediatria também se pronunciou sobre a morte de Ivan Fontoura nas redes sociais: “É com profundo pesar que a Sociedade Paranaense de Pediatria comunica o falecimento do Dr. Ivan Beira Fontoura, Pediatra com pós-graduação em Puericultura e Nutrição, Mestrado na Universidade da Califórnia, e Doutorado na Sourbone, Universidade Paris 1.

“O Dr. Ivan tinha 96 anos e era irmão do ator Ary Fontoura, que escreveu esse comunicado nas suas redes sociais: ‘é com imensa tristeza que compartilho a notícia do falecimento do meu amado irmão, Ivan. Meu irmão foi uma pessoa especial, cheia de sabedoria e experiência de vida. Um exemplo de força, coragem e amor, além de muito respeito ao próximo’”, continuou o texto.

“O Dr. Ivan foi diretor de vários hospitais de Curitiba, entre eles o Hospital Pequeno Príncipe, onde atuou por três décadas. Mas foi no litoral do Paraná onde realizou a sua principal obra, atendendo voluntariamente crianças em Pontal do Paraná, com a parceria da esposa, enfermeira. O velório será nesta quinta-feira, dia 12, no cemitério Parque Iguaçu a partir das 13h na Capela 5. O sepultamento está marcado para às 17h”, concluiu o comunicado.

Tags:

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×