Cleo estrela longa Legalidade no Canal Brasil

Por - 11/02/20

Divulgação

O Canal Brasil é muito conhecido por exibir grandes produções brasileiras, e nesta próxima sexta-feira (14), estreia no canal o longa Legalidade, de Zeca Brito.

O longa é composto de um elenco singular, tendo atores como Cleo, Fernando Alves Pinto e José Henrique Ligabue, que interpretam uma jornalista americana, um antropólogo e o irmão dele, respectivamente.

Na trama, que se passa em 1961, acompanhamos o momento da política brasileira na qual o presidente até então, Jânio Quadros, renuncia ao posto, e seu sucessor, João Goulart, era taxado como comunista e malvisto pela alta cúpula do exército.

Cabe ao então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola (Leonardo Machado), liderar a campanha da legalidade, cujo objetivo era garantir o direito do vice-presidente de assumir o cargo.

Em meio a esse momento de grande turbulência, o caudilho reúne forças para garantir a posse de Jango e acaba sendo o elo de ligação para um triângulo amoroso formado por Cecília (Cleo), Luis Carlos (Fernando Alves Pinto) e seu irmão, Tonho (José Henrique Ligabue).

O filme de Zeca Brito retrata um episódio importante da história brasileira. A campanha da legalidade mobilizou, durante 14 dias, diversos setores da sociedade em prol do direito constitucional de garantir a posse de um vice-presidente eleito democraticamente.

Três anos antes do golpe militar de 1964, o exército já começava a mostrar suas intenções políticas e a alimentar o medo do comunismo, a partir da figura de João Goulart. O trabalho de Leonel Brizola, uma das personalidades mais poderosas da política nacional, ao lado do chefe do Terceiro Exército, general José Machado Lopes, evitou a primeira tentativa de um golpe de estado e assegurou mais três anos de democracia no país.

LEGALIDADE (2019) (2h1)

 

INÉDITO E EXCLUSIVO

Horário: Sexta-feira (14), às 20h25

Reapresentação: Quinta-feira (20), às 1h55 e às 21h55; e segunda-feira (21), às 3h35.

---