Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo: Famosos descobrem tardiamente

Por - 02/04/24 às 11:21

Artistas diagnosticados com autismo tardiamenteDanilo, Angélica, Leilah, Thiago e Letícia receberam o diagnóstico na vida adulta - Foto: Reprodução/ Instagram

Nesta terça-feira, 02 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi estabelecida em 2007 pelas Nações Unidas e, desde então, vem sendo celebrado como forma de aumentar a conscientização relacionada a todos os aspectos do transtorno do espectro do autismo (TEA).

Receba as notícias de OFuxico no seu celular

Pessoas autistas enfrentam discriminação e barreiras em todos os setores da sociedade, conforme a ex-BBB Fernanda já ressaltou durante o confinamento.

É importante que indivíduos com autismo, suas famílias e seus cuidadores, possam ter acesso a informações personalizadas, orientação e apoio para superar esses obstáculos, bem como oportunidades para explorar os seus interesses, desenvolver competências e construir amizades para uma vida plena, em que as diferenças sejam valorizadas, a compreensão seja promovida a fim de que o mundo possa tornar-se um lugar mais inclusivo para todos os que vivem com o transtorno.

Marcos Mion critica governo de São Paulo, que diz que ‘autismo tem cura’

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é muito mais comum do que imaginamos. Segundo dados recentes divulgados pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos, 1 em cada 36 crianças é autista. Por isso, é muito comum que pessoas cresçam sem saber do diagnóstico e o recebam somente na vida adulta, é o que chamamos de diagnóstico tardio de autismo.

Muitos famosos, por exemplo, receberam esse diagnóstico na vida adulta. Saiba mais sobre alguns deles!

Letícia Sabatella, 52 anos – grau leve

A atriz revelou ter sido diagnosticada recentemente com um grau leve de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela procurou ajuda de especialistas como psiquiatras e neurologistas para entender um pouco mais sobre seu diagnóstico.

“Quantas vezes eu perdia a amizade ou as pessoas ficavam magoadas comigo porque eu não conseguia sair de casa. Eu não conseguia ir ao cinema, porque é uma experiência sensorial muito forte, como se eu estivesse tendo um sonho premonitório que iria definir a minha vida, de tão sensível”, disse Letícia Sabatella.

O grau de Letícia é conhecido como Asperger e possui fases ativas e passivas. A atriz disse ainda que foi o diagnóstico na filha, Clara, de 30 anos, fruto da relação com o também ator Ângelo Antonio, que despertou seu interesse para buscar apoio médico.

Angélica Morango, 39 anos, nível 1

A ex-BBB Angélica Martins, mais conhecida por Morango, participante da 10ª edição do reality show, também recebeu tardiamente o diagnóstico de autismo. Ao longo de um vídeo de pouco mais de seis minutos, ela contou como reagiu ao receber a notícia.

“Dentre uma série de novidades na minha vida pessoal e profissional, aconteceu uma que me deixou bastante tempo digerindo aquela novidade. Em agosto, eu busquei um acompanhamento psicológico com um psicólogo especializado em pessoas com Transtorno do Espectro Autista e TDAH. Ele descartou o TDAH, mas me diagnosticou como autista, um diagnóstico de mais de 20 páginas”, disse aex-sister.

Leilah Moreno, 39 anos

A cantora e atriz recebeu diagnóstico do espectro autista tardio, após os 25 anos e disse que foi libertador se conhecer.

“A forma de me comunicar, me conectar com as pessoas e ver o mundo eram diferentes. Achava que isso era porque eu era artista, criança ou aquariana. Tinha um mundo muito particular e imenso. Não fui uma autista não-verbal, fui comunicativa, mas tive momentos de isolamento, ainda tenho. Tinha bastante ressaca social. Convivia bem com a família, brincava, mas, sempre que acabava a festa, precisava me isolar. Isso me deixava encucada. Ficava sobrecarregada com barulho, muitas informações”, disse em entrevista ao Gshow.

Danilo Gentili, 44 anos

O apresentador recebeu diagnóstico de autismo em 2021. Ele falou sobre o assunto no “The noite”, no SBT, ao entrevistar a também apresentadora Amanda Ramalho, que também havia acabado de saber ter o TEA.

“Eu fiz teste e me diagnosticaram com nível de espectro autista. Me falaram que eu precisaria fazer outros exames de acompanhamento para ver qual era o nível, mas eu não quis. Se eu sou autista não quero saber, já sou assim e já era”, afirmou ele, também dizendo: “O jeito que me foi dado o diagnóstico foi uma coisa tão banal”.

Elon Musk

O bilionário, dono da Tesla e do X (antigo Twitter) revelou em 2021, quando apresentou um episódio do programa norte-americano Saturday Night Live, que tem a síndrome de Asperger.

Thiago Picchi

O escritor, diretor e filho da atriz Elizabeth Savala, contou em setembo de 2023 que recebeu o diagnóstico de autismo, TDAH e superdotação ou altas habilidades na vida adulta.

Em um vídeo, ele afirmou estar aliviado por conseguir falar sobre o assunto publicamente, somente aos 47 anos de idade.

“Me tira um peso enorme das costas poder falar abertamente sobre isso e poder fazer com que as pessoas me conheçam do jeito que eu sou sem eu ter que simular ou aparentar alguma ‘normalidade'”, disse Thiago Picchi.

“Aos 30 anos, uma psicóloga suspeitou do meu diagnóstico, e eu fui em outra psiquiatra, passei por uma bateria de exames. Deu que eu tinha TDAH, mas eu não queria aceitar, dizia que era apenas um rótulo, mas agora iniciei o tratamento”, afirmou.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino