Studio Ghibli receberá Palma de Ouro Honorária em Cannes
Por Rita García - 20/04/24 às 15:00
Durante o 77º Festival de Cinema de Cannes, que acontece de 14 a 25 de maio, o Studio Ghibli, lendária casa de anime japonesa, receberá a Palma de Ouro Honorária, um importante reconhecimento concedido a indivíduos que fizeram contribuições significativas para o mundo do cinema.
Pérola, filme de Murilo Benício, vence festival de cinema em Paris
Será a primeira vez que Cannes concede seu maior prêmio a uma empresa em vez de a um indivíduo.
Iris Knobloch, presidente do Festival, e o delegado geral Thierry Frémaux, disseram em um comunicado:
“Pela primeira vez na nossa história, não é uma pessoa, mas uma instituição que escolhemos para celebrar”, comentaram, elogiando os filmes animados de Ghibli com seus muitos personagens que “povoam nossa imaginação com universos prolíficos e coloridos e narrações sensíveis e envolventes”.
“Com Ghibli, a animação japonesa surge como uma das grandes aventuras da cinefilia, entre a tradição e a modernidade.”
‘Gigantes de Aço’, de Hugh Jackman, pode ganhar segunda parte
Toshio Suzuki ficou muito emocionado: “Estou verdadeiramente honrado e encantado que o estúdio tenha recebido a Palma de Ouro Honorária. Gostaria de agradecer do fundo do coração ao Festival de Cannes”, disse.
“Há quarenta anos, Hayao Miyazaki, Isao Takahata e eu fundamos o Studio Ghibli com o desejo de levar animação de alto nível e qualidade para crianças e adultos de todas as idades. Hoje, os nossos filmes são vistos por pessoas de todo o mundo e muitos visitantes vêm ao Museu Ghibli, ao Mitaka e ao Parque Ghibli para experimentarem o mundo dos nossos filmes por si próprios”, afirmou.
Toshio acrescentou: “Realmente percorremos um longo caminho para que o Studio Ghibli se tornasse uma organização tão grande. Embora Miyazaki e eu tenhamos envelhecido consideravelmente, tenho certeza de que o Studio Ghibli continuará a enfrentar novos desafios, liderados pela equipe que dará continuidade ao espírito da empresa. Seria um grande prazer se você esperasse pelo que vem a seguir.”
Fábrica de Sonhos e Fantasias
Filho de Elizabeth Hurley dirigiu a mãe em cena de sexo em novo filme
Studio Ghibli, estúdio de animação japonês, foi fundado em 15 de junho de 1985, por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki, após o sucesso do filme anime da Topcraft, Nausicaä of the Valley of the Wind (1984).
O estúdio é conhecido por seus filmes animados desenhados à mão, que geralmente apresentam temas de fantasia, aventura, ambientalismo e pacifismo.
Alguns dos filmes mais famosos do Studio Ghibli incluem: A Princesa Mononoke (1997); Meu Vizinho Totoro (1988); O Serviço de Entregas de Kiki (1989), Viagem de Chihiro (2001); Ponyo (2008); e muitos outros.
Zendaya abre o jogo sobre cenas quentes de seu novo filme
O Studio Ghibli ganhou muitos prêmios por seus filmes, incluindo o Oscar de Melhor Filme de Animação por “Spirited Away” (2001), e mais recentemente por “O Menino e a Garça”, de 2023.
Inclusive a Netflix anunciou que a animação irá entrar no catálogo do streaming em breve.
Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.