Renascer: Saiba a história central da primeira fase da trama

Por - 22/12/23 às 18:11

Maria Santa (Duda Santos) e José Inocêncio (Humberto Carrão) em RenascerFoto: TV Globo/Fábio Rocha

Já pode começar a contagem regressiva. É oficial: falta um mês para a estreia de “Renascer”, a nova novela das 21h da TV Globo. E, para aquecer, na noite de 21 de dezembro, o trailer com a apresentação das imagens e sequências especiais da trama escrita por Bruno Luperi e com direção artística de Gustavo Fernandez foi apresentado ao público. Uma amostra do que está por vir a partir de 22 de janeiro, data de estreia da novela.

Renascer: Rodrigo Simas e Marcello Melo gravam cenas da trama

Embalada pelo som do clássico “Lua Soberana”, o tema de abertura de “Renascer”, dá boas-vindas à brasilidade musical. A música surge numa versão repaginada com as interpretações potentes das baianas Luedji Luna e Xênia França em gravação inédita e com arranjos dos produtores musicais Victor Pozas, Rafael Langoni e Rafael Luperi. O olhar renovado para seus personagens e tramas, a novela segue atemporal com seus mistérios, dramas, amores, vingança e lendas.

“Renascer” conta a trajetória de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), um homem obstinado e destemido, e que carrega consigo a coragem e a vontade de se tornar alguém na vida. Não demora muito para ele se tornar uma figura mítica e o fazendeiro mais bem-sucedido da região por seus êxitos como produtor de cacau na região de Ilhéus, no sul da Bahia.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular

Se por um lado a legião de parceiros como Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes), Jupará (Evaldo Macarrão) e Inácia (Edvana Carvalho) é grande, por outro, os inimigos de José Inocêncio não dão trégua. De olho nas terras que pertenciam a Cândida (Maria Fernanda Cândido), Belarmino (Antonio Calloni) e Firmino (Enrique Diaz), coronéis que dominam a região pelo poder e violência, não estão dispostos a dividir o espaço e a venda do cacau com o “forasteiro”.

Rivalidade leva à vingança

Belarmino (Antonio Calloni) e Venâncio (Fábio Lago) em Renascer
Belarmino (Antonio Calloni) e Venâncio (Fábio Lago) em Renascer – Foto: TV Globo/Fábio Rocha

Belarmino enriqueceu nos tempos áureos do cacau, mas com o avanço da vassoura-de-bruxa nas roças, vê seu patrimônio desmoronar. E quando ele tenta se livrar de seu maior desafeto armando uma tocaia, a vingança surge de forma inesperada.

Renascer: Sophie Charlotte e Pedro Neschiling gravam novela na praia

O golpe de mestre de José Inocêncio, que arremata as terras de Belarmino, trará consequências no futuro quando a neta dele Mariana (Theresa Fonseca) aparecer para tentar retomar o que pertencia ao avô.

À medida que começa os primeiros passos para se estabelecer como produtor de cacau e já de posse das terras que pertenciam a Cândida, José Inocêncio também conquista o respeito e admiração dos moradores da região.

Renascer: Xamã revela desafios da atuação. Saiba tudo!

E o amor à primeira vista surge quando ele e Maria Santa (Duda Santos) se veem pela primeira vez. Santinha, como também é conhecida, vive sob as rédeas do pai, Venâncio (Fabio Lago), capataz do Coronel Belarmino, e da submissão da mãe Quitéria (Belize Pombal).

Maria Santa será essencial na trama

Maria Santa (Duda Santos) em Renascer
Maria Santa (Duda Santos) em Renascer – Foto: TV Globo/Fábio Rocha

É justamente no dia em que Maria Santa recebe autorização do pai para acompanhar o cortejo do Bumba meu Boi que ela se apaixona perdidamente por aquele que será seu único e primeiro amor: José Inocêncio. A partir deste encontro, a vida de Santinha mudará completamente.

Renascer: Bruno Luperi não queria mexer em outra novela do avô

Pura e sem a experiência com relacionamentos anteriores, Maria Santa acreditará que engravidou depois de beijar o “coronelzinho”. O mal-entendido vai gerar uma reviravolta quando ela for abandonada pelos pais na porta da ‘casa das damas’, de propriedade de Jacutinga (Juliana Paes), que se tornará uma segunda mãe para Santinha.

“Renascer” é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.

Renascer: Veja Juliana Paes como Jacutinga, papel vivido por Fernanda Montenegro

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×