Mãe de Daniel Alves pode ser presa, após expor suposta vítima?

Por - 03/01/24 às 17:15

daniel alves sério em entrevista coletivaFoto: Reprodução/Instagram @danialves

Na última terça-feira (2), Maria Lucia Alves, mãe do jogador Daniel Alves, publicou em suas redes sociais um vídeo expondo a suposta vítima do estupro cometido pelo atleta. A identidade da mulher, no entanto, não foi divulgada pela Justiça da Espanha nem pela imprensa local.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular

Apesar de muita gente se perguntar se Maria Lucia poderia sofrer algo pela exposição, isso não deve acontecer.

“Não há, na lei espanhola, um crime por esta divulgação ou insinuação, embora a conduta possa ser moralmente reprovável pela exposição da vítima e do raciocínio machista”, diz Marcelo Crespo, coordenador e professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Faculdade ESPM.

Caso Daniel Alves: MP da Espanha pede 9 anos de prisão por estupro

Nos vídeos publicados por Maria Lucia, a vítima aparece em festas e reproduções de reportagens afirmando que a mulher teve sintomas de depressão, como se fossem comportamentos incompatíveis.

“A postagem insinua que a vítima não está sofrendo, já que mostra momentos da garota se divertindo no ano de 2023”, acrescentou o especialista da ESPM.

O caso aconteceu no dia 31 de dezembro de 2022, quando o diário catalão ABC revelou que Daniel Alves teria violentado sexualmente uma jovem na casa noturna Sutton, em Barcelona. O lateral-direito foi preso no dia 20 de janeiro, após depoimentos dele e da vítima.

Com meses de julgamento, o Ministério Público da Espanha pediu nove anos de prisão para o jogador de futebol, além de uma indenização de 150 mil euros (R$ 799 mil) para a vítima, a títulos de danos morais e psicológicos. As informações são da agência de notícias “EFE”, repassadas pelo GE.

Vale ressaltar que, na semana passada, o Tribunal de Barcelona notificou as duas partes do caso sobre o julgamento de Daniel Alves, oficializando o fim das investigações e dando cinco dias para a apresentação de acusação e defesa. A data da audiência, porém, ainda não foi definida.

Lembrando que, desde que foi para a cadeia e seu julgamento teve início, a defesa do atleta era comandada por Cristóbal Martell, de 61 anos, conhecido por defender políticos e Lionel Messi nas acusações fiscais, mas no dia 05 de outubro, a TV Antena 3, da Espanha, revelou que o advogado abandonou o caso.

Segundo a imprensa internacional, o profissional enxerga que o caso de Daniel Alves está perdido e que ele será condenado de qualquer forma, e optou por realizar um acordo para deixar o caso. Quem deve assumir a defesa de Daniel Alves é Inés Guardiola, especialista em direito penitenciário.

---

Tags: ,

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais