BBB 24: Fernanda se emociona com filho autista fazendo tratamento

Por - 01/04/24

fernanda emocionada ao ver filho autista fazendo tratamentoFoto: Reprodução/Instagram @nandabande

Fernanda, que é mãe solteira de dois filhos, Marcelo, de 11 anos, e Laura, de cinco, se emociona com primogênito fazendo tratamento. A confeiteira diversas vezes deixou claro durante o período de isolamento que sua prioridade eram eles, especialmente o mais velho, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Gretchen detona Fernanda: ‘Mal-educada, grossa e se acha’

Em algumas ocasiões, ao falar sobre o TEA de seu filho, Fernanda destacou os desafios de cuidar de Marcelo e Laura. Ela também compartilhou que o pai de seu filho é ausente e não contribui com pensão alimentícia. Durante uma conversa com Rodriguinho, que já foi eliminado, a ex-participante revelou que seu filho “não dá mais trabalho”.

Por conta disso, a equipe da ex-BBB gravou um vídeo com ela descobrindo que Marcelo está fazendo tratamento. Fernanda e emociona ao descobrir, e vibra a cada momento, além de lágrimas e voz chorosa tomarem conta aos poucos.

“Isso aqui é onde? Ele tá maior? Ele tá fazendo, ele tá fazendo! Olha que legal! Ele tá ali fazendo! Ele tá gostando? Meu Deus, ele tá enorme cara! A gente não sabe o que fazer, eu não sei o que fazer!”, disse ela, primordialmente.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

“Ele tá estudando, tá na escola? Ta na mesma escola ainda? Aí, Jesus, que coisa mais linda! Parece um homenzinho!”, concluiu Fernanda, por fim. Na legenda da postagem, a equipe explicava a decisão.

“Emocionante! Gravamos para vocês a reação da Nanda ao ver imagens do Marcelo durante o tratamento de psicomotricidade. Como todos sabem, o maior objetivo dela era proporcionar o melhor para os filhos e já está colhendo todos esses frutos! Obrigada, @autstar_desenvolvimento! Obrigada, alcateia, por tudo!”, afirmaram, acima de tudo.

O que é autismo

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por prejuízos na interação social e na comunicação, além da presença de interesses restritos e comportamentos repetitivos. Contudo, a maneira como o TEA se apresenta varia muito de pessoa para pessoa, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Estados Unidos (CDC).

Fernanda e Ana Maria Braga tomam café da manhã tenso

O autismo, sobretudo, é altamente hereditário. “Se alguém da sua família tem TEA, é mais provável que você tenha um filho com TEA”, aponta o CDC. O mesmo estudo do JAMA aponta que 97% a 99% dos casos de autismo têm causa genética.

De acordo com um estudo de 2023, publicado no jornal científico norte-americano PNAS, apesar de ter o transtorno, pelo menos 50% do risco de alguém ter autismo é previsto por genes vindos dos pais.

Mãe de Fernanda sobre a filha: ‘Ela não foi pra fazer caras e bocas pra mídia’

Ainda que Fernanda não tenha o diagnóstico, Marcelo pode ter herdado genes da mãe que levaram ao TEA. Na minoria dos casos, o autismo se dá por fatores ambientais – de 1% a 3% – conforme um estudo de 2019 publicado pelo JAMA Psychiatry, que pode ser o caso de Marcelo.

---

Tags: ,

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais