BBB24: Por que índia é um termo errado? Isabelle ‘dá aula’. Vídeo!
Por Murilo Rocha - 12/01/24 às 10:50
Durante o ao vivo da edição de 11 de Janeiro, Rodriguinho foi coroado o Novo Líder, logo após a eliminação de Maycon Cosmer, e ele acabou cometendo uma grave gafe ao chamar Isabelle de ‘índia’. O termo correto seria indígena. O momento aconteceu durante a nova dinâmica, o “Na Mira do Líder” e colocou ela, Beatriz e Davi em seu alvo.
BBB24: Veja como foi a eliminação de Maycon
Algum dos moradores da casa acabou corrigindo-o ao vivo e sofreu uma correção, indireta, de Tadeu Schmidt que pediu que os participantes se referissem a seus colegas por seus nomes. Vale lembrar que, anteriormente, ele havia chamado Vinícius de ‘perninha’ e comprou uma briga com Taylor Swift e RBD ao dizer que não ouve por ser “branco demais”.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Depois, Wanessa Camargo chamou a atenção dele e disse para não usar o termo ‘índia’ e foi elogiada nas redes sociais:
“Cuidado pra não falar índia. Não pode falar ‘índia’. É descendente indígena, mas ela é manauara. Aprenda sempre, só isso”.
BBB24: Nizam recebe recado de Juliano Floss, após polêmica com sexualidade
Isabelle dá aula
Logo depois do acontecimento, ele procurou a sister para entender o motivo do termo ser considerado errado. Ela explicou que o termo era usado em tempos de colonização, quando os portugueses disseram que os povos originários pareciam da Índia, tirando uma identidade dos que já estavam aqui:
“Nós, todos os povos, estamos em conexão e retomada. O termo ‘índia’ é um termo meio que pejorativo, porém o mundo está compreendendo isso agora. Quando você vai falar de um indígena de fato, é indígena ou povo originária. ‘Índia’ foi quando o colonizador chegou ao Brasil e quis falar que parecíamos o povo da Índia, que ele errou de caminho, entendeu? Como se a gente não tivesse nossa (identidade)”, disse a amazonense, que não é indígena.
BBB24: Fernanda Pitel acredita em ‘novos’ Juliette e Gil Do Vigor
Rodriguinho ainda pontuou que achou ‘muita coisa’, mas Isabelle o tranquilizou, apontando que todos estão evoluindo constantemente:
“Calma, você tá aprendendo. Uma coisa seria eu te expliquei e você continuou (usando o termo). A gente está se reeducando e em constante evolução”.
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha