BBB21: Até que ponto o Twitter interfere no reality?
Por Redação - 24/04/21 às 07:30
O Big Brother Brasil está no ar pela Rede Globo há alguns longos anos e, como todo bom programa, se reinventou de acordo com o passar do tempo para garantir seu público, audiência e relevância. O modo de votar para eliminar os participantes, por exemplo, é um dos aspectos que melhor demonstra a mudança que o reality show sofreu com a internet.
Hoje, o Twitter é uma das redes sociais mais presentes na rotina de usuários da web. O modo rápido de veicular notícias, opiniões e informações em alguns caracteres cria um mundo virtual dividido por enormes grupos, hashtags, contas de fãs, celebridades e muito mais. E é aí que o BBB se encaixa na história.
Cancelamento
Nas últimas edições do programa, uma movimentação muito grande na rede do passarinho parece ter ditado alguns rumos do jogo. Tiago Leifert, por exemplo, diz detestar a rede social por seu público “julgador”, que não perdoa qualquer fala fora do eixo ou algum erro de um famoso. Mas, o apresentador gostando ou não, a ferramenta é responsável por muitas das decisões atuais do reality.
MUTIRÃO DUALIDADE DE GIL DO VIGOR INICIADO#ForaViihTube #FicaGil
O VOTO É PRA ELIMINAR, VOTEM NA VIIH!
FOCO TOTAL NO GSHOW, SEM PARAR
META: 1.500 VOTOS
ENVIEM OS VOTOS ÀS 16H AQUI
LINK: https://t.co/uOuIa1O6YV #BBB21 pic.twitter.com/KlFwbb9uun
— Gilberto Nogueira (@gilnogueiraofc) April 23, 2021
FC's e estratégia de marketing
Por exemplo, quando um brother ou sister se torna favorito pelo público, logo ele ganha diversos "FC 's", contas oficiais de fã-clubes, que reúne todos os fãs desse participante. Essas contas acabam se tornando muito importantes quando o brother em questão acaba emparedado: juntas, elas criam mutirões de votos ao lado da conta oficial do participante, gerando uma grande diferença nas votações de eliminação.
Além disso, os próprios bbb 's aderiram a estratégia de marketing pelas redes e o Twitter talvez seja a mais importante delas. Isto porque quando algum vídeo ou fala acaba se tornando viral com algum discurso prejudicial para aqueles que estão na disputa, muitas vezes a própria equipe de comunicação dos confinados acaba tendo de gerir a crise desmentindo e contextualizando algumas coisas e, no Twitter, sabemos que tudo é mais rápido e claro.
Vai ganhar quem fez o melhor com o que tinha. pic.twitter.com/wbOy50OpJU
— Juliette Freire (@FreireJuliette) April 23, 2021
Tags e opiniões
As hashtags são outro ponto forte para algumas estratégias de visibilidade: muitos torcedores as utilizam em quase todas suas publicações quando querem que a tag suba para os assuntos mais comentados, trazendo então milhares de pessoas para dentro do tópico por meio das trendings.
Em conjunto, sabemos que o Twitter é cheio de influenciadores e criadores de opinião que se tornaram conhecidos ali mesmo e, por conta disso, em época de BBB muitos se baseiam sob um determinado olhar e abordagem por meio dos tweets dessas pessoas.
MUTIRÃO “AMIGA DO INIMIGO” INICIADO
Meta: 1.000 votos por pessoa. #FicaViihTube
Volto para recolher os votos 20h.
O voto é para eliminar, VOTEM NO FIUK!!! #ForaFiuk
Link: https://t.co/WL9nNtxtcw… pic.twitter.com/scXSFSmaDE
— Viih Tube (@viihtube) April 23, 2021
Circulação de vídeos e o resultado parcial da bolha
Com a dinâmica de organização da rede fica fácil encontrar vídeos, trechos de provas, festas e falas do reality. No BBB20, por exemplo, foi presenciado uma briga de votos puxada por famosos que se direcionavam pela rede. Porém, nem todas as vezes o Twitter dita as regras: em algumas circunstâncias, a maioria de alguns usuários frequentes da rede concordam em um ponto, mas, no programa, o resultado acaba sendo outro.
Foi o que aconteceu durante a eliminação de João Luiz que, em enquetes da rede do pássaro azul, não seria o eliminado da última quinta-feira (22). No entanto, devemos lembrar que o Twitter não representa todo o público do BBB e existem outros fatores a serem considerados, ou como os próprios tuiteiros chamam, existe o grande “público do sofá”, que corresponde a uma parcela de telespectadores muitas vezes com outras faixas etárias, ideologias e perspectivas, sendo elas bastante diferentes do quadro de usuários da rede.
Mesmo assim, a tendência para as próximas edições é que a ferramenta ganhe cada vez mais um papel ainda maior dentre as votações e influências de opiniões durante o reality. E você, também é adepto a onda?
BBB21: Arthur merece um lugar no Top 3 e provamos o porquê!
BBB21: ‘Não quero ver você triste por perder prova’, diz Juliette a Gilberto
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.