Pode acreditar! Guga Chacra nada em águas congeladas

Por - 02/02/24 às 00:26

Pode acreditar! Guga Chacra nada em águas congeladasGuga Chacra - Instagram

Ele é muito conhecido como comentarista internacional da GloboNews, mas os talentos de Guga Chacra vão muito além de sua profissão. Além de extremamente bem informado, ele esbanja charme com seu cabelo bagunçado.

Pensa que acabou? Nada disso, apaixonado por esportes, Guga não se limita aos convencionais. Não é novidade que ele adora natação e pratica esse esporte diariamente. Aliás, o cloro da piscina é o responsável pelos cabelos adoravelmente desgrenhados.

‘Renascer’: Relembre o encontro de José Inocêncio e Santinha em 1993 e 2024. Vídeo!

Pode acreditar! Guga Chacra nada em águas congeladas
Reprodução Globo

No mundo de Frozen

O que poucos sabem é que nosso adorável correspondente internacional pratica  Snow Swin, em tradução livre nado na neve, ou Ice Swin. O esporte consiste em nadar em rios, lagos e oceanos extremamente frios durante o inverno. A temperatura das águas varia em torno de 5ºC.

Recentemente Guga mostrou suas habilidades no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga nas manhãs da Globo. Ao apresentar as cenas do jornalista encarando as águas de Brighton Beach, em Nova York, Ana brincou: “Rapaz… me dá uma vontade de ter um cobertor aqui para me enrolar! Porque vai me dando um frio só de olhar. Como alguém em sã consciência pode dizer que isso é bom?”.

Pode acreditar! Guga Chacra nada em águas congeladas
Guga Chacra e Andre Gallindo – Reprodução Globo

Em Renascer José Inocêncio finge de morto e organiza seu próprio velório

“É algo muito gostoso e está crescendo. Aí no Brasil o pessoal fica pagando para ir em bacia de gelo. É como se você fosse para outro planeta, não é uma sensação de ir para uma piscina gelada, é uma sensação de anestesia no corpo, uma queimação”,  explicou.

Além disso, Guga ainda detalhou que praticantes desse esporte geralmente estão na faixa dos 40 anos. Outra curiosidade é que o número de mulheres praticantes é maior que homens. Um de seus companheiros de natação em águas geladas tem 70 anos.

Simplesmente mágico

No dia em que gravou a reportagem Guga também dividiu o momento com seus seguidores no X (antigo Twitter): “Hoje fiz em Brighton Beach, em NY!!! Simplesmente mágico nadar com a neve caindo. Estava -7C de sensação térmica , -3C fora e água a 3C”, escreveu.

Em outra postagem, no Instagram, Guga explicou: “O que mais impressiona não é que a gente nada em água a 3C só de sunga ou maiô com temperatura externa negativa (sensação de -7C). O que chamou a atenção foi como nós entramos na água felizes. Eu sou aquele nadando crawl com estilo contaminado pelo polo aquático e o que aparece agasalhado no final e em outras partes. Faltaram alguns que sempre estão na praia”.

Casa Ramil traz o encanto da boa música em uma deliciosa reunião familiar

Uma prática antiga

Vale registrar que para quem acha esse tipo de atividade assustadora, vale conhecer um pouco mais sobre a esse esporte de inverno que é popular ao redor do mundo há milhares de anos. Isso mesmo, no Reino Unido o nado em águas congeladas é praticado desde o primeiro século.

Outro dado curioso: na Rússia e em outros países onde o cristianismo ortodoxo oriental é a religião dominante, é costume nadar no gelo para celebrar a Epifania – ou Batismo de Jesus – em 19 de janeiro. A prática também é popular na Finlândia, Suécia e Islândia.

Município em estado de emergência gasta R$ 1,3 Milhão para contratar show de Gusttavo Lima

Pode acreditar! Guga Chacra nada em águas congeladas
Twitter

Benefício das braçadas geladas

Para quem busca investir na saúde física e mental, o esporte melhora a circulação sanguínea, estimula o sistema imunológico e reduz o estresse.

Quer mais? Aumenta a produção de serotonina, oxitocina, endorfina e dopamina, hormônios associados à sensação de prazer e ao bom humor,

E aí, quem vai se juntar a Guga Chacra e encarar umas braçadas em um mar de 3°C, sensação térmica de – 7°C ?

---

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.


×