Ana Maria Braga
Ana Maria Braga nasceu em São Joaquim da Barra, São Paulo no dia 1º de abril de 1949. Filha de Natalino Giuseppe Maffeis Júnior e Lourdes Braga passou a infância estudando em internatos no interior do estado. Ela conta que na adolescência fugiu de casa e começou a trabalhar para pagar a faculdade de Ciências Físicas e Biológicas na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto, São Paulo, onde se formou em biologia e posteriormente especializou-se em Zoologia.
Ana Maria Braga é jornalista, apresentadora, cantora, atriz e bióloga. Iniciou sua carreira como jornalista na Rede Tupi de Notícias da extinta Rede Tupi, em São Paulo. Formou-se também em jornalismo e logo passou a trabalhar na extinta TV Tupi onde, de 1974 e 1980, produziu e dirigiu o programa de variedades “Agora Boa Tarde”, exibido ao vivo. Na mesma emissora apresentou o telejornal “Panorama” e comandou o programa mensal “Grande Parada” ao lado do ator Tony Ramos.
Trabalhou em assessoria de imprensa e, entre 1983 e 1993, foi diretora de publicidade das revistas femininas da editora Abril, entre elas a Revista Cláudia. Em sua gestão implantou a revista Elle no Brasil.
INTERIOR
Ana Maria Braga nasceu e se criou nos moldes de uma cidade do interior de São Paulo nos anos 40 e 50. Por muitos anos estudou em internatos até que, em determinado momento, fugiu de casa para poder trabalhar e bancar seus estudos na universidade em outro cidade. Assim que se formou, foi morar na em São Paulo, pois queria se especializar na nova profissão.
Chegando na capital, arrumou emprego na extinta TV Tupi, onde desempenhou as funções de produtora e diretora do programa de variedades “Agora Boa Tarde”, entre os anos de 1974 e 1980. Neste período também apresentou o telejornal “Panorama” e o musical “Grande Parada”, ao lado de Tony Ramos. Com a vivência na área, ela acabou se formando em Jornalismo e deixou de lado a especialização como Bióloga.
Com o fim das atividades da Tupi, foi trabalhar com assessoria de imprensa, além de atuar como diretora de publicidade de revistas femininas do grupo Abril. Em 1993 voltou a trabalhar em televisão apresentando o “Note e Anote”, na Record TV. Foi aí que começou a chamar a atenção com seu jeito diferente de comandar um programa, como passar por debaixo da mesa, cada vez que provava e aprovava uma receita feita. Em 1997 criou o personagem Louro José, um boneco articulável que interagia com ela durante a apresentação.
Em 1998 chegou a figurar no Guiness Book como o programa de maior tempo de permanência no ar. Nesse mesmo ano lançou sua revista Utilíssima e uma revista em quadrinhos infantil. Logo ganhou mais espaço na emissora, apresentando o talk show “Programa Ana Maria Braga”, semanalmente.
PLATINADA
O sucesso de público e também entre empresas anunciantes chamou a atenção da Rede Globo, que a contratou em 1999. O “Mais Você” entrou no ar em 18 de outubro do mesmo ano, no começo da tarde, ao vivo e contava com as participações de Carlos Heitor Cony, Gloria Khalil, Duda Molinos e Leonardo Fraiman.
Com seu inseparável parceiro Louro José realizava o quadro “Loura versus Louros”, com disputas de charadas. No quadro de culinária além da tradicional passagem por debaixo da mesa, ela ainda tinha uma série de imãs de geladeira com sons de animais. Se o prato estivesse bom ela tocava todos ao mesmo tempo. Em agosto de 2000, o programa passou a ser exibido às 10h45 e, três meses depois deixou de ser ao vivo. Entre os meses de janeiro e março de 2001 o matinal entrou em período de férias
Em março de 2001 o programa retorna em novo horário: das 8h às 9h30. Outra novidade é que a atração passa a ser produzida pelo núcleo da diretora Marlene Mattos. Ana gravava matérias externas nos quadros “Receita de Família” e “Visita ao Artista”, aonde ela ia com um trailer cozinha que batizou de Dino. No período de agosto a dezembro ela se ausentou da apresentação para cuidar de um câncer. Nesse período foram exibidos programas gravados e reprises. Na fase final de tratamento apresentou alguns quadros ao vivo, direto de sua residência.
Em meados de abril de 2002 o programa foi repaginado, com nova abertura e cenário. Nesse período ela começou a receber convidados para uma entrevista durante o café da manhã. No ano seguinte a direção passou a ser de Cacá Silveira e abriu mais espaço para a informação e entretenimento. Leilane Neubarth, Lúcia Soares e Michael Keller eram encarregados de realizar reportagens externas. A apresentadora fazia reportagens especiais com os quadros “Mais Você pelo Brasil” e “Pelo Mundo”
No ano de 2005, recém vencedor do “BBB5”, Jean Wyllis passou a atuar como repórter especial. Outro que integrou o time do programa foi o jornalista Fabrício Battaglini. Em 2007 o programa ganha novo cenário com móveis e objetos em homenagem ao artesanato nacional. O quadro “Big Chance” dava oportunidades a telespectadores disputarem provas que daria prêmio em dinheiro aos vencedores. Nádia Bochi passou a realizar as matérias jornalísticas.
TERRA DA GAROA
A partir de 2008, o programa deixou São Paulo e passou a ser exibido de um novíssimo estúdio na Globo do Rio de Janeiro. As novas instalações dobraram de tamanho com direito a uma cozinha industrial na área externa e mobilidade do Louro José por todas as partes do cenário, interagindo durante as entrevistas. O papagaio ganhou a companhia da Loura Maria, uma prima meio esnobe que acabara de chegar de Nova York. O jornalismo teve muito mais espaço com as parcerias feitas com as afiliadas da emissora espalhada pelo Brasil.
Em abril, os ex-BBB8 Alexandre Scaquette, Marcos Parmagnani e Rafinha estrearam o quadro humorístico “Rádio Pinel!”, que eles criaram enquanto estavam no confinamento. Em junho, o quadro “Agora Vai” ajudava pessoas a encontrarem seus amores perfeitos.
No ano seguinte novas mudança radical no cenário. Desta vez foi construída uma casa-cenário, batizada de “Casa de Cristal”, toda com paredes de vidro que exibiam a Mata Amazônica da Reserva Particular do Patrimônio Natural. Uma cozinha industrial na área interna e outra com jeitão de fazenda, com direito a forno à lenha no lado externo.
Em 2010 novos quadros surgiram. O “Eu Sou o Show” era uma disputa de calouros com votação votando via internet. No “Será que eu posso?”, especialistas davam dicas para pessoas que queriam realizar algum sonho. “Tapa no Visual” transformava mulheres com tratamentos estéticos, de beleza e consultoria em moda. No “Nuca te esqueci” a apresentadora mostrava história marcantes da vida de uma pessoa. Em “Tem visita”, uma equipe do programa ia na casa de telespectadores que contavam fatos importantes de suas vidas.
COMPETIÇÕES
Em 2012 começou a fase da realização de vários realities shows no programa. O primeiro foi o “Jogo de Panelas”, onde cada dia, 5 participantes se reuniam para preparar um jantar diferenciado. No final da semana os próprios competidores escolhiam o melhor. Em agosto foi a vez do “Super Chef Celebridades”, com a participação de atores, cantores, esportistas, etc. O vencedor levava o prêmio de R$ 50 mil e mais um carro.
No ano de 2014, Rafa Brites passou a fazer parte da equipe do programa. No ano seguinte, durante as férias de Ana Maria, a atração foi apresentada por André Marques e Cissa Guimarães. Nas férias de junho, a dupla de apresentadores foi Cissa e Zeca Camargo. Na semana de 28 de abril a 1º de maio a dupla de apresentadores foi Patricia Poeta e André Marques. Nas férias de 2019, uma nova dupla comandou o matutino: Ana Furtado e o ator Ricardo Pereira.
Em abril o quadro “Momento Vídeo Show”, fazia reportagens com os bastidores da Globo. Nesse ano a competição “Copia e Cola” mostrava cozinheiros amadores tentando repetir receitas de chefes renomados. Os melhores ganhavam prêmio de R$ 15 mil. O repórter Fabricio Battaglini e Patricia Poeta apresentaram o “Mais Você”, por um período de duas semanas entre setembro e outubro.
PANDEMIA
No ano de 2020 a pandemia do coronavírus afetou profundamente o programa. Entre 16 de março e 2 de outubro a atração deixou de ser exibida. Em abril, o programa “Encontro com Fátima Bernardes”, abriu o espaço “Receitas Especiais de Ana Maria”, com reprises da apresentadora ensinando um prato novo, todos os dias.
Após essa lacuna, no dia 5 de outubro de 2020 o programa volta ao ar, só que desta vez apresentado diretamente de São Paulo, atendendo um pedido especial da apresentadora que queria ficar perto de seus familiares na capital paulista.
Em 22 de fevereiro de 2022 é inaugurado o novo cenário do programa, diretamente dos estúdios em São Paulo. No dia 05 de julho Ana Maria anuncia ter contraído o vírus da Covid-19 e se afasta do programa para tratar da doença. O pelo jornalista Fabrício Battaglini apresentou a atração nesse período.
TRATAMENTOS
Ao longo da vida, Ana Maria travou algumas batalhas no campo da saúde. Em 1991 descobriu ter câncer de pele. Nesse período usava luvas, que se tornaram uma marca da apresentadora em determinado momento de sua carreira.
Em julho de 2001 anunciou que estava com câncer colorretal e se afastou do programa para fazer o tratamento. Em novembro ela voltou a apresentar o matinal e anunciou que estava curada da doença. Em seu retorno ela estava com os cabelos bem curtinhos, que caíram em função do tratamento com quimioterapia e radioterapia.
No ano de 2015, mais um diagnóstico de câncer, desta vez no pulmão. Após mais sessões de quimioterapia ela anunciou a cura um ano depois. No começo de 2020, o mesmo órgão foi atingido por outro câncer e, mais uma vez, ela comemorou a cura após 3 meses de tratamento.
AMORES
Ana Maria Braga foi casada com o empresário Eduardo de Carvalho entre 1980 a 1992, com quem teve os filhos Mariana e Pedro. Ela também é avó de Joana, Bento e Maria. Entre os anos de 1997 a 2002 foi casada com Carlos Madrulha, seu ex-segurança particular.
De 2007 a 2009 viveu com o empresário Marcelo Frisoni. Em fevereiro de 2020 se casou com o empresário francês Johnny Lucet, mas a união chegou ao fim em junho de 2021.
GRANDE PERDA
Em 1 de novembro de 2020, Ana Maria perdeu seu grande parceiro de programa. Tom Veiga, manipulador do boneco Louro José morreu vítima de um AVC. A apresentadora ficou inconsolável e prestou uma série de homenagens, com programas especiais com os melhores momentos dela com o personagem.
LEQUE
Aproveitando o sucesso de sua imagem como apresentadora, ela se aventurou em outros segmentos artísticos. No cinema atuou nos filmes “Xuxa e os Duendes” (de Paulo Sérgio de Almeida, Rogério Gomes e Márcio Vito), em 2001, como Zinga, a Rainha dos Duendes. No ano seguinte esteve também na continuação do filme. Em 2013 interpretou ela mesma em “Crô: o Filme” (de Bruno Barreto). Nos mais de 20 anos de TV Globo fez participações em várias novelas, seriados e especiais da emissora.
No campo editorial, lançou vários livros, em sua maioria sendo um compilado do que apresentou em seus programas. Em 2009 estreou com “Mais Você 10 anos”, mostrando os bastidores da atração e mais uma série de 100 receitas preferidas. No ano seguinte lançou o romance “À Espera dos Filhos da Luz”, que foi reeditado em 2019. Em 2011 foram três lançamentos: “Dicas de Quase Tudo”, “Chef em Casa” e “Mais Você: Viagens e Receitas Internacionais”. No ano de 2012 veio o “A Cozinha Rápida”.
Em 2003 Ana Maria se aventurou como cantora lançando do disco “Sou Eu”, composto por 6 músicas e 9 narrações de textos. O álbum contou com as participações especiais de Fábio Júnior, Zezé Di Camargo & Luciano, Louro José, Leonardo e Xanddy.
TRABALHOS NA TELEVISÃO
Como apresentadora
1977-1980 – Rede Tupi de Notícias (Rede Tupi)
1993-1999 – Note e Anote (RecordTV)
1996-1999 – Programa Ana Maria Braga (RecordTV)
1999-atual – Mais Você (Rede Globo)
Participações especiais
2000 – Você Decide – no episódio “Olha o Passarinho”
2002 – O Clone – ela mesma
2002 – A Grande Família – ela mesma no episódio “A quentinha de Bebel”
2002 – Sítio do Picapau Amarelo – ela mesma nos episódios “A pedra mágica de Tupã” e “O Sumiço da Emília”
2004 – A Diarista – ela mesma no episódio “Aquele do Projac”
2004 – Sob Nova Direção – ela mesma no episódio “Axé do Dengo
2008 – Beleza Pura – ela mesma em dois capítulos
2010 – Junto & Misturado – ela mesma no episódio “Celebridades bloco 2”
2010 – Passione – ela mesma
2011 – Malhação Conectados – ela mesma
2012 – Louco por Elas – ela mesma
2012 – Cheias de Charme – ela mesma em dois capítulos
2013 – Sangue Bom – ela mesma
2014 – Alto Astral – ela mesma
2018 – Segundo Sol – ela mesma
2019 – A Dona do Pedaço – ela mesma
CINEMA
2001 – Xuxa e os Duendes – Zinga (a Rainha dos Duendes)
2002 – Xuxa e os Duendes 2: No Caminho das Fadas – Zinga (a Rainha dos Duendes)
2013 – Crô: O Filme – ela mesma
LIVROS
2009 – Mais Você 10 Anos
2010 – À Espera dos Filhos da Luz – ficção
2011 – Dicas de Quase Tudo
2011 – Chef em Casa
2011 – Mais Você: Viagens e Receitas Internacionais
2012 – A Cozinha Rápida
2019 – À Espera dos Filhos da Luz – ficção reedição
DISCOGRAFIA
2003 – Ana Maria Braga Sou Eu (2003)
MAIS VOCÊ
Quadros (atuais e extintos)
A Cozinha da Dona da Casa=
Astros & Estrelas
Bem Estar
Big Chance
Caixa de Surpresa
Caixinha de Segredos
Casa do Coelho
Dando um Retoque
Desafio do Louro
Disque Chef
É Assim que se Faz
Eu Posso?
Feed Da Ana
Foguetinho do Louro
Jornal do Louro
Loura Versus Louro
Mães & Filhos
Mão e Contramão
Meu Dono de Estimação
Moda Pra Você
Momento Vídeo Show
Receita de Família
Sabor da Terra
Tapa no Visual
Visita ao Artista
Você Mais Poderosa
Realities
Jogo de Panelas
Super Chefs
Super Chefinhos
Colunistas do Mais Você
2010–presente – Guilherme Furtado (Saúde)
2014–presente – Jairo de Sender (Decoração)
2021-presente – Gilberto Nogueira (Tá Lascado!)
2014–2019 – Bruno Astuto (Cultura)
2003–2008 – Brunete Faccarolli (Decoração)
2000–2001 – Luiz Alberto PV (Relacionamentos)
2000–2001 – Celso Cavallini (Aventura)
1999–2003 – Glória Kalil (Moda e Beleza)
1999–2002 – Oscar Quiroga (Astrologia)
1999–2002 – Leonardo Fraiman (Amor)
1999–2001 – Duda Molinos (Beleza)
1999–2001 – Claudia Matarazzo (Moda e etiqueta)
1999–2000 – Carlos Heitor Cony (Crônicas)
Repórteres do Mais Você(atuais e antigos)
Andréa Veiga
Cauê Fabiano
Dani Monteiro
Duda Esteves
Evaristo Costa
Fabricio Battaglini
Felipe Suhre
Fernanda Bak
Geovanna Tominaga
Ivo Madoglio
Julio Rocha
Leilane Neubarth
Lúcia Soares
Luciana Dias
Luiza Zveiter
Marcela Monteiro
Marcelo Baruki
Mari Palma
Maria Melilo
Michael Keller
Nadia Bochi
Rafa Brites
Regina Lemos
Sarah Oliveira
Talitha Morete
Vinícius Valverde
PRÊMIOS E INDICAÇÕES
2003 – Prêmio Austregésilo de Athayde – Melhor Programa de Variedades – Vencedor
2003 – Prêmio Cet de Jornalismo -Reportagem mais criativa e original – Vencedor
2006 – Prêmio Wyeth Consumer Healthcare de Jornalismo – Mídia Eletrônica – Televisão, com a matéria “Osteoporose – O que é e como prevenir” – Vencedo
2006 – Prêmio Qualidade Brasil – Melhor Programa com Temática Feminina – Vencedor
10 FOTOS DE ANA MARIA BRAGA
Referências:
Site oficial: anamariabraga.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/anamaria16/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCCQ_ZSY7A4iJgQvjTM-JBBg