‘A Viagem’ completa 30 anos e ganha homenagem. Relembre a novela!

Por - 03/01/24 às 08:00 - Última Atualização: 2 janeiro 2024

A Viagem - Alexandre (Guilherme Fontes)Alexandre era um espírito que atormentava a todos - Foto: Arley Alves/Globo

A teledramaturgia ganhará um presentaço em 2024. Embora ainda não tenha data definida, o trigésimo aniversário da exibição da novela “A Viagem” (1994), terá uma homenagem especial, conforme OFuxico já adiantou.

A trama, um dos grandes sucessos da teledramaturgia da Globo, é remake de novela homônima exibida pela TV Tupi, em 1975, escrita também por Ivani Ribeiro. No especial, que vai ao ar no Canal Viva, estarão os principais atores do elenco num encontro nostálgico.

A iniciativa faz parte da parceria entre o Viva e a Teresa Filmes e tem, provisoriamente, o título “A Viagem – Reunion”. O programa já tem participações confirmadas de alguns dos artistas que marcaram a trama, entre eles Christiane Torloni, Guilherme Fontes, Mauricio Mattar, Suzy Rego e Lucinha Lins.

“A Viagem” foi reexibida diversas vezes, tanto na Globo quanto no Viva, sempre conquistando bons resultados de audiência.

Enquanto o esperado reencontro não acontece, OFuxico traz de volta detalhes da novela, além de histórias de bastidores e lembranças da produção que se tornou um clássico da televisão brasileira.

A história

“A Viagem” tem como tema central a vida após a morte, inspirada na doutrina espírita, a trama foi originalmente escrita para a Rede Tupi, baseada nos livros “Nosso Lar”, de 1944 e “E a Vida Continua”, de 1968, ambos psicografados pelo médium brasileiro Chico Xavier

A trama é conduzida por Alexandre (Guilherme Fontes), um delinquente que se mata na cadeia após ser condenado por roubo seguido de homicídio e passa a infernizar a vida de todos que julga responsáveis por seu trágico destino.

Rico e desajustado, Alexandre tenta roubar o cofre do escritório onde trabalha para quitar uma dívida. Pego em flagrante, ele se desespera e mata o tesoureiro da empresa. Seu irmão, Raul (Miguel Falabella), e o cunhado, Téo (Maurício Mattar), com quem o jovem não mantém boa relação, o entregam à polícia.

Diná (Christiane Torloni), sua irmã mais velha, decide protegê-lo e, para isso, recorre aos melhores profissionais para defendê-lo. Sua mãe, dona Maroca (Yara Cortes), apesar de sofrer muito com as atitudes do filho caçula, também fica ao lado dele. Sua namorada, Lisa (Andréa Beltrão), cansada do conturbado e inconstante romance, decide abandoná-lo.

Ciente da gravidade do caso de Alexandre, Diná implora ao conceituado criminalista Otávio Jordão (Antonio Fagundes) que cuide do caso, mas, amigo do tesoureiro morto, Otávio se recusa a defender o rapaz. Seu maior objetivo, inclusive, é colocá-lo na cadeia, custe o que custar. Alexandre é condenado e, sem esperança, comete suicídio na prisão.

A Viagem - Alexandre (Guilherme Fontes) atormenta Téo (Maurício Mattar)
Alexandre atormentava Téo por ciúmes – Foto: Arley Alves/Globo

O que acontece no Além?

No Além, Alexandre é encaminhado ao Vale dos Suicidas, de onde se dedica a tentar prejudicar a vida de Raul, Téo e Otávio, que, segundo ele, são responsáveis por seus infortúnios.

A revolta do finado aumenta quando ele vê que sua irmã, Diná, está apaixonada por Otávio. Inicialmente, ela culpa o advogado pela morte do irmão mas, com o passar do tempo, acaba se apaixonando por ele, acreditando que pode ter uma vida mais tranquila ao seu lado.

Antes de se apaixonar por Otávio, Diná vivia uma relação conturbada com Téo e era insegura pelo fato de o marido ser mais novo do que ela. Por conta disso, eram constantes as crises de ciúme.

A Viagem - Alexandre (Guilherme Fontes) no Além
O espírito de Alexandre vagou muito no Além – Foto: Arley Alves/Globo

Espírito atormentado de Alexandre transforma personagens

Revoltado, Alexandre interfere na vida de várias pessoas, principalmente Téo, que se envolve com Lisa, ex-namorada de Alexandre.

O ex-cunhado de Alexandre, até então pacato, se transforma em um homem violento e temperamental. Quem também muda é Tato (Felipe Martins), o filho mais velho de Otávio. Ele passa a se desinteressar pelos estudos e torna-se um jovem delinquente.

Guiomar (Laura Cardoso), a sogra de Raul, é obsidiada por Alexandre e volta-se contra o genro, o que contribui para arruinar o casamento dele com sua filha, Andrezza (Thaís de Campos).

Bia (Fernanda Rodrigues) também sofre influência de Alexandre. Abandonada quando criança pelo pai, Ismael (Jonas Bloch), ela sempre foi muito amiga e companheira da mãe, Estela (Lucinha Lins).

Até que Ismael reaparece e posa de bom pai para conquistar sua confiança, apesar de ser um mau-caráter, sem o menor apego à filha. Bia fica encantada e não entende a raiva que sua mãe sente dele.

Cada vez mais seduzida e influenciada, ela assume um comportamento agressivo e debochado. Estela sofre muito com as mudanças de Bia, mas conta com o apoio de Alberto (Cláudio Cavalcanti) e a proteção da irmã, Diná, para enfrentar a situação.

A Viagem - Estela (Lucinha Lins)e Bia (Fernanda Rodrigues)
Estela (Lucinha Lins)e Bia (Fernanda Rodrigues) tiveram que superar a interferência de Alexandre (Guilherme Fontes) – Foto: Bazilio Calazans/Globo

Dr. Alberto contra o espírito de Alexandre

Adepto do espiritismo e amigo da família, o médico Alberto (Cláudio Cavalcanti) percebe que todos os conflitos são causados por influência do espírito de Alexandre e resolve prestar sua ajuda.

O médico é apaixonado por Estela, a outra irmã de Alexandre. Ela, por sua vez, é uma mulher sofrida que foi abandonada pelo marido e criou sozinha a filha Bia. Com o apoio de Estela, de Diná e de dona Maroca, o médico, através de reuniões mediúnicas, tenta orientar o espírito atormentado de Alexandre.

A Viagem - Tânia Scher, Cláudio Cavalcanti, Ary Fontoura e Suzy Rego
Dr. Alberto (Cláudio Cavalcanti) comandava as reuniões – Foto: Bazilio Calazans/Globo.

O Mascarado

Sempre usando uma máscara branca, o misterioso Adonay (Breno Moroni) esconde o passado e está sempre fantasiado de pierrô. Sem nunca mostrar o rosto, ele cativa a todos com suas mágicas e performances, ajudando os moradores da vila, um dos principais cenários da novela.

Adonay tem uma forte relação com o solitário Tibério (Ary Fontoura), que se torna seu amigo e confidente. Tibério é apaixonado por Estela e tem a todo instante a companhia de um espírito amigo, com quem vive conversando.

No decorrer da história, descobre-se que Adonay usa máscaras porque sente vergonha do rosto desfigurado, consequência de um grave acidente.

Antes da tragédia, ele viveu um romance com Carmem (Suzy Rêgo), de quem tenta se reaproximar sem revelar sua identidade. Mas, após a verdade vir à tona, decide ir embora sozinho.

A Viagem - Adonay, o mascarado
Adonay, o mascarado -Foto: TV Globo

Otávio e Diná: amor além da vida

Com a morte de Otávio, após um acidente de carro, também provocado por Alexandre, muita coisa muda na história. Diná e Otávio passam a viver um amor transcendental, que supera todas as barreiras.

No Além, ele manda sinais à amada na Terra. Mas a irmã de Alexandre adoece, morre e o encontra em outro plano, em um lugar denominado “Nosso Lar”, os dois agem juntos para neutralizar a má influência de Alexandre sobre os vivos.

Com as constantes reuniões do Dr. Alberto, Alexandre começa a recuar em sua vingança. No Céu, Diná recrimina duramente o irmão por suas maldades.

Até que Alexandre diz à irmã que não tem mais forças para odiar e decide se desculpar com o homem que matou. Depois, pede a seu mentor, André (Lafayette Galvão), para reencarnar no filho de Lisa e Téo.

André diz que será uma conquista difícil, mas que Alexandre terá ajuda celeste para realizar seu desejo. Nas últimas cenas da novela, Diná recebe Maroca no Céu, e, em seguida, ela e Otávio se unem em uma única energia.

A Viagem - Otávio (Antonio Fagundes) e Diná (Christiane Torloni)
Otávio (Antonio Fagundes) e Diná (Christiane Torloni)

Relembre a abertura da novela

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino


×