Teoria ‘Elas por Elas’: E se Giovanni não for filho de Helena?

Por - 16/10/23 às 20:22

Helena (Isabel Teixeira) e Giovanni (Filipe Bragança) em "Elas por Elas"Foto: TV Globo/Divulgação

Elas por Elas” está a todo vapor no ar na TV Globo desde 25 de setembro, com sua trama em três semanas de exibição já contando com grandes acontecimentos e mistérios a serem desvendados, e um deles ta arrancando fios de cabelo dos espectadores.

Recentemente, Sérgio (Marcus Caruso) começou a ser ameaçado por Miriam (Paula Cohen), uma enfermeira que o conhece de outros Carnavais e esconde um grande segredo envolvendo seu nome, fazendo sofrer uma parada cardíaca e parar no hospital.

Porém, em meio às ameaças, ela mandou uma foto de um bebê, dando a entender que tem caroço nesse angu e, quem conhece a versão original de “Elas por Elas”, sabe que envolve Giovanni (Filipe Bragança) e Helena (Isabel Teixeira).

Esses indícios mostram que a maternidade da megera sobre o herdeiro pode não ser biologicamente real quanto pensávamos, mas muitos fãs apontam que seria uma nova trama, e não a mesma de 1982, e OFuxico vai discorrer sobre o assunto. Confira!

Como foi no original?

Na antiga, o casal era formado por Gil (Lauro Corona) e Miriam (Tássia Camargo), que eram supostamente filhos de Helena (Aracy Balabanian) e Adriana (Esther Góes), respectivamente, até que foi revelado que Miguel (Mário Lago), pai da primeira citada, trocou os dois bebês na maternidade, pis queria um filho homem para herdar sua empresa.

Para isso acontecer, ele pagou a enfermeira Eva (Nathalia Timberg) para trocar os bebês sem que as mães soubessem, e os jovens se conheceram na missa de sétimo dia de Átila (Mauro Mendonça), marido de Márcia (Eva Wilma), sem ninguém sonhar que suas mães estão invertidas (apesar de um parecer a mãe do outro), até que tudo vem à tona no fim da história.

Porém…

Isso poderia de fato se encaixar na história do remake, pois as mães (além de Natália) foram as únicas que tiveram seus nomes mantidos, e que a história vem seguindo os pontos mais marcantes à risca, ou até características, como personalidade e etnia, e os filhos realmente combinam mais com a rival da mãe do que com a própria matriarca.

Ainda, pro causa da rivalidade, saber que um ama o filho biológico da outra seria uma grande carga dramática, e até ser o selo de paz das personagens. E focando em Helena, descobrir que a nora que ela tanto rejeita na verdade é sua filha biológica, e o jovem rapaz que tanto mima é filho biológico da rival, faria a megera “entrar em parafuso”.

Só que a tecnologia é a maior inimiga dessa reviravolta ser mantida, pois os exames de ultrassom, assim como a medicina no geral, evoluíram muito desde 1982, e é possível saber o sexo do bebê meses antes do parto, impedindo que as personagens não soubessem se é menino ou menina na gestação.

Até pode ser possível que as duas coincidentemente não quiseram saber o sexo até a hora parto, mas é muita conveniência para o roteiro na visão de alguns fãs, e teria que garantir que nenhum dos profissionais em ambos os partos, na hora que a criança nasceu, comentassem o sexo delas.

E qual a teoria atual?

Entretanto, uma teoria foi levantada pelos espectadores: e se apenas Giovanni não for filho biológico de Helena? Ele teria sido trocado na hora do parto, como no original, mas Isis (Rayssa Bratillieri) não, que seria de fato filha de Adriana e, juntando teorias, de Jonas (Mateus Solano), pois o teste de DNA com o namorado deu negativo recentemente.

Isso aconteceu não porque o pai dela é outra pessoa, mas porque Giovanni não seria filho biológico de seu pai. Isso poderia por si só ser uma reviravolta, pois Helena teria engravidado de outro e dito que era do marido, mas ainda não explicaria o mistério com Sérgio e Miriam.

Pois bem, é aí que entram os detalhes: Giovanni na verdade seria o filho de outra pessoa aleatória, na qual a enfermeira no passado garantiu ser o bebê de Helena, mas o verdadeiro teria morrido no parto, que já foi descrito na novela como “complicadíssimo”.

Com a morte do neto, Sérgio pagou Miriam para que outro bebê fosse dado como da filha, e a profissional teria mentido para os verdadeiros pais que a criança morreu na internação.

Duas possiblidades

Aliás, uma fala dela abre dois caminhos. No hospital, Miriam disse que “Giovanni é um rapaz muito lindo, e que ele teve a quem puxar”. Das duas uma: ou ela sabe quem são os pais biológicos dele, ou ela apenas quis provocar que ele teria puxado Helena sem ter nascido dela, debochando.

Inclusive, fazendo Giovanni ser trocado e Isis de fato filha de Jonas, faria Helena surtar de vez e “perder tudo”, afinal, Adriana é quem teria um filho com o empresário e o filho que ela tanto mimou na verdade não é biologicamente dela, como a mesma achou desde o golpe da barriga no marido, e diante desse baque, ela aprenderia sua lição e evoluiria para alguém melhor.

E você, gosta de qual teoria? Acredita que uma delas é a verdadeira?

---

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.