No Rancho Fundo: Tecnologia e efeitos levam o sertão para os Estúdios Globo

Por - 15/04/24 às 06:58

No Rancho Fundo - Zefa Leonel (Andréa Beltrão) e Tico Leonel (Alexandre Nero) na Gruta AzulZefa Leonel (Andréa Beltrão) e Tico Leonel (Alexandre Nero) na Gruta Azul - Foto: TV Globo/Fábio Rocha

A tecnologia também embarca em “No Rancho Fundo”, trazendo mais dramaticidade para as cenas e possibilitando a criação de cenários, que são parte importante da novela.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular

Transportando a trama para uma ambientação que trará uma composição entre o espaço árido do sertão e a vegetação crescente, a cidade cenográfica conta com um grande painel de chroma key em formato de U, que permite a aplicação de elementos visuais durante a pós-produção.

Para isso, uma série de fotos e vídeos em 360º foram captados em áreas com essas diferentes nuances e servirão de base para recriar as paisagens inseridas, inclusive variando a iluminação conforme o horário e as condições climáticas desejadas para cada cena.

No Rancho Fundo: Show de efeitos na Gruta Azul

Os efeitos visuais também estão em cenas importantes para o desenvolvimento da história, como no desmoronamento da Gruta Azul.

Confira os looks do elenco na festa de lançamento de ‘No Rancho Fundo’

A sequência ocorreu em três locações diferentes. Todas com o auxílio de efeitos mecânicos, ganharam ainda mais vida com a inserção de elementos de pós-produção. Dessa forma, garantiu-se dramaticidade e a sensação de veracidade e perigo.

Dividida em três partes, as sequências gravadas na Gruta Azul, local em que se encontra a pedra, duraram cerca de 15 dias. Assim sendo, estarão em cena as cidades de Socorro (SP) – a parte interna na ficção; Diamantina (MG) e em Mariana (MG).

A viagem mobilizou uma equipe de cerca de 140 pessoas, com locações de tirar o fôlego. O público vai poder se encantar com as belezas da região 11 em imagens captadas em 4K e gravações aéreas feitas por drones.

“No Rancho Fundo” será a primeira novela das 18h com transmissão em 4K e som imersivo Dolby Atmos.

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino


×