Ex-BBB Jean Wyllys pode ser nomeado por Lula e Eduardo Leite aciona o MP. Entenda!

Por - 21/07/23

Eduardo Leite e Jean WyllysO governador do Rio Grande do Sul afirna ter sido alvo de homofobia por parte do ex-BBB - Foto: Reprodução

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou ter feito uma representação contra o ex-deputado Jean Wyllys. Isso porque o ex-BBB comentou a decisão de Leite de manter as escolas cívico-militares gaúchas. A medida de Leite antecede uma possível nomeação de Jean a um caro no atual governo federal.

Em sua fala, Wylys ressaltou que “gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiche em relação ao autoritarismo e aos uniformes”. Leite, que mantém um relacionamento com o médico Thalis Bolzan, respondeu dizendo lamentar a ignorância do campeão do “BBB5”.

O governador do Rio Grande do Sul comparou as palavras do baiano a episódios anteriores, em que sofreu ataques homofóbicos de Roberto Jefferson (PTB) e “insinuações de mau gosto” do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Agora, quando o Jean Wyllys dispara também ataques a uma decisão que tomei como governador, ele pode não concordar, ter outra visão, mas tentar associar essa decisão à minha orientação sexual e até a preferências sexuais, eu devo também entrar com uma representação contra ele. Aliás, fiz essa representação”, disse Eduardo Leite, que também é presidente nacional do PSDB.

Vale lembrar que Roberto Jefferson foi condenado pela Justiça gaúcha a multa de R$ 300 mil por ofensas a Leite, a serem pagos a título de danos morais coletivos ao Fundo para Reconstituição dos Bens Lesados.

O QUE DIZ A REPRESENTAÇÃO DE LEITE CONTRA JEAN WYLLYS

O tucano foi ao MP após uma discussão nas redes sociais motivada pela decisão do governo gaúcho de manter as escolas cívico-militares. Wyllys republicou o anúncio de Leite e fez o comentário que desagradou o governador.

“Que governadores heteros de direita e extrema-direita fizessem isso já era esperado. Mas de um gay…? Se bem que gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco rico então… Tá feio, bee!”, disse Jean Wyllys.

Na representação, Eduardo Leite cita o crime de injúria e justifica a ação dizendo que a manifestação de Jean Wyllys “ofende a dignidade” e seria, esta sim, homofóbica por “vincular decisões que, a seu juízo, são ruins, ao comportamento de homossexuais, como se não tivessem, por sua orientação sexual, condições de ocupar cargos ou funções públicas de relevo”.

“O ataque homofóbico praticado pelo representado teve o único propósito de atrelar a conduta administrativa da autoridade alvo de críticas, de forma extremamente pejorativa, a uma projetada imagem de homossexualidade”, justifica Leite.

O pedido é para que o MP adote todas as medidas judiciais cabíveis para elucidar os fatos e levar à “responsabilização penal” de Jean.

JEAN WYLLYS TERÁ CARGO NO GOVERNO LULA?

Ao que tudo indica, o ex-deputado Jean Wyllys deve ser nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar um cargo na Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). A expectativa é de que Wyllys atue na área de planejamento de comunicação do governo petista.

O ex-BBB desembarcou no Brasil no último dia 30 de junho, data que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O político deixou o Brasil em 2019, após o assassinato da vereadora Marielle Franco, citando ameaças à sua integridade física.

O retorno do político foi comemorado nas redes sociais pela primeira-dama Rosângela Silva, a Janja. “Dia de dar um abraço apertado no nosso Jean Wyllys e dizer pessoalmente como é bom tê-lo de volta. O Brasil é seu!”, escreveu Janja em um publicação feita nas redes sociais.

Eduardo Leite mantém uma relação cordial com Lula desde a eleição. A primeira–dama, Janja, seria a madrinha de possível indicação de Wyllys para cargo na Secom.

Jean Wyllys, Janja e Lula
Jean Wyllys voltou ao Brasil na data em que Bolsonaro se tornou inelegível – Foto: Reprodução/ Instagram @janjalula

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino