Pelo bem do BBB21, militância distorcida e exagerada deve acabar

Por - 08/02/21 às 07:15 - Última Atualização: 6 abril 2021

Divulgação/TV Globo/Fábio Rocha/Montagem

O BBB21 começou rodeado de expectativas após o sucesso do BBB20, e o anúncio de que a casa seria mais uma vez dividida entre Camarote e Pipoca alavancou ainda mais a ansiedade do público.

Porém, muitos participantes também entraram com a mentalidade dos brothers da edição anterior, e ao notar que pautas como machismo e racismo foram bastante discutidas e ganharam o público (que tornou Thelma Assis campeã), entraram com a mentalidade de militar em excesso já na primeira semana.

Una isso ao medo do cancelamento que os participantes passados sofreram que nem precisou de muito para que qualquer coisa fosse foco de discussão na casa, mesmo que ninguém estivesse ligando para isso.

Karol Conká, Nego Di, Lumena e Fiuk são os principais expoentes desta situação, mas ao invés de “lacrarem”, eles atraíram o cancelamento que tanto temiam e devem sair com recordes de rejeição cada um.

A seguir, vamos relembrar alguns dos principais casos que acabaram com as chances de jogo dos quatro e que mostram tudo que foi dito até aqui.

Confira!

Saiba tudo sobre o BBB21!

Perseguição a Lucas e Juliette

Lumena ganhou apoio de muitas pessoas aqui de fora ao relatar problema em desfilar de forma estereotipada com maquiagem, e de fato, sua fala, mesmo que exagerada para muitos, continha um forte significado e linha de raciocínio.

Mas após isso, ela se portou como verdadeira porta-voz de qualquer questão social, e começou a criticar a atitude de alguns colegas de confinamento como se eles estivessem sendo preconceituosos.

Juliette a irritou por desejar colocar uma roupa branca igual a dela, porém, pela psicóloga ter o desejo de homenagear Oxalá, se sentiu incomodada com o fato. Ela tem a liberdade de se expressar cultural e religiosamente como queira, mas Juliette não a ofendeu por elogiar uma roupa.

Falando ainda de Juliette, ela é um dos principais alvos deste grupo, que desde o início não para de falar mal dela, de como o “jeito dela” irrita, invade, tira todo mundo do sério. Bom, nada que um simples aviso não resolvesse, mas continuemos.

Lumena ainda ficou extremamente brava quando a advogada demorou no Raio-X, a tirando de lá aos gritos e dizendo que isso a impedia de se manifestar. Mesmo Juliette se desculpando e afirmando que não foi normal e que qualquer coisa pode e deve ser dita a ela, a psicóloga mandou-a calar a boca e não dizer a ela o que tinha que fazer.

Juliette errou, mas não foi para tanto!

Quanto a Karol, ela foi além do comportamento supostamente invasivo da sister, e bastava Juliette respirar que a rapper estava em cima dela criticando.

Isso ficou extremamente claro no episódio marcante de xenofobia, quando Karol fez um comentário xenofóbico ao se referir a advogada, que é paraibana, como mal educada por ter nascido no Nordeste, além de ter debochado do sotaque da sister. 

“As pessoas me dizem: ‘mas é o jeito dela, porque lá na terra dessa pessoa, é normal falar assim. Eu sou de Curitiba, que é uma cidade muito reservadinha. Por mais que eu seja artista, que eu rode o mundo, eu tenho os meus costumes. Eu tenho muita educação. Eu brinco, mas não invado e não desrespeito as outras pessoas”, disse Karol, em conversa com Sarah e Thaís, insinuando que Juliette não teria educação por ser de outra região.

Ainda, vídeos de Karol e outros brothers debochando do jeito da sister falar não faltam por aí, e se há maior prova de xenofobia que essa, desconheço.

Fiuk e Juliette se estranharam já no início após investidas da maquiadora nele, que renderam diversos memes na web. Só que a reação do artista foi desproporcional, e ele chegou em discussão com ela questionar sua capacidade profissional.

Aliás, se você voltar e assistir ao vídeo sobre o sotaque de Juliette, vai notar como o ator esteve presente nos deboches a isso e nunca falou nada, igual a Lumena, que diz militar do coração e nunca deu um toque sobre tirarem sarro de alguém que veio da mesma região do país que ela.

Falando no filho de Fábio Jr, ele toda hora tenta mostrar que é uma pessoa descontruída sem necessidade, como dizer que Carla Diaz não poderia se aproximar de Lumena por ela ser branca e privilegiada.

Quando Juliette expôs estas situações mencionadas acima, todos negaram e afirmaram que ela estava louca e inventando tudo. Vemos que não, certo?

Com Lucas Penteado, acho que não preciso relembrar toda a humilhação que ele sofreu vários dias na casa, como ser expulso da mesa na qual estava comendo porque Karol mandou com todas as forças e xingou-o no Jogo da Discórdia com bastante força.

Lucas errou na festa, mas quem deu a força para Conká excluir ele completamente do reality show? Quem disse que ela é a dona irreverente da verdade?

Vale ressaltar que ela ter sempre dito que representava causas sociais provavelmente fez a casa colocá-la nesta posição, pois com todos tendo medo do cancelamento, eles não iriam contra quem supostamente o público apoia, né?

Voltando a Lumena, ela estava conversando com Lucas sobre a causa racial, e ficou interrompendo o rapaz, dizendo que não seria palco dele para virar zumbi dos palmares. Era necessário?

Quanto a Nego Di, ele sempre está com os outros três, rindo e tirando sarro, algo similar também a Projota, que não perde a chance de falar mal pelas costas de Lucas e Juliette.

Mas destaco Nego Di neste texto pelo mesmo ter vetado Lucas pelo ator ter feito “atitudes erradas”, mas não demorou para ele dizer que o ex-amigo lutava para defender “vagabundo”.

Ao se tornar o primeiro Líder e escolher seu grupo Vip, Nego Di chamou todas as pessoas não-brancas da casa e Viih Tube, se escondendo em um manto de que lutaria pela causa racial. Todavia, veja do que ele acusa Lucas e usa como justificativa para ter vontade de agredi-lo.

"Perdi a contas de quantas minas eu vi chorar por causa dele. Não é possível que achem que ele é um bom garoto, que ele mudou. Ele chega até o ponto de te desestabilizar, e para. Aí quem sai no vt e nas notícias xingando sou eu".

Só que foi ele quem fez uma insinuação bastante nojenta sexualmente de Carla Diaz, ou seja, Nego Di declaradamente não respeita as mulheres, então não adianta humilhar alguém para “defendê-las” se sua atitude é igual ou pior

Falas erradas

Fechando esse longo texto que ainda tem muito “pano pra manga” a ser discutido e exemplificado, vamos falar de mais momentos em que o grupo em questão jogou no lixo a bandeira que supostamente defendem.

Ainda nos primeiros dias, Karol Conká afirmou que luta pela causa LGBTQIA+ e que tem tanto contato com membros dela que sabe bastante coisa.

Porém, ela fez duas declarações transfóbicas: ao contar discussão com Nego do Borel (resumindo gênero a órgão genital) e quando afirmou que ser travetsi é uma arte, quando na verdade é uma identidade de gênero.

Fechando a lista, na última sexta-feira (05), Karol, Nego Di, Lumena e Projota ironizaram a negritude de Gilberto, que sempre se reconheceu como pessoa negra.

"Ele acha que é, então eu sou verde, ruiva", debochou Karol.

"Ele é sujinho. Se esfregar bem já fica branco", completou Nego Di. Projota e Lumena riram e participaram da conversa.

Karol diz então que Gil seria "igual ao Projota". O humorista discorda novamente. "Não, ele é mais claro". A cantora, então, opina que o doutorando em economia teria "arcada de negro".

"Não, pode dizer que é muçulmano, negro não. Ele tem cabelo liso. Teve alguém que disse pra esse cara que ele é preto e ele acreditou", opinou Di. "Ele pode ter alguém, um vô, uma vó [negros]. O racismo só sofre quem é da nossa cor, o policial não te para porque tua mãe é negra. Ele é um pouquinho sujinho. Se esfregar bem…", continuou.

Lumena também entra na discussão: "Tem vários tons de branco. O cara acha que por não ser o branco branquíssimo…" e Nego Di interrompe: "É porque ele não é da cor do Fiuk, aí ele acha que é negrão (…) Agora porque o cara parece um Neandertal, o cara tem que ser negro?", questiona o humorista.

Vamos concordar: em meio a tanto deboche, diversas declarações racistas foram ditas! Chamar alguém de sujo? Dizer que negros parecem “neandertais” (fase anterior ao Homo Sapiens Sapiens)? Isso era para soar positivo?

No perfil oficial de Gil, sua equipe publicou uma nota em que explica a problemática do colorismo no Brasil, onde pessoas consideradas pardas sofrem todas as exclusões e leituras raciais e ainda sim possuem sua raça anulada pelo fato de serem menos retintos e terem a pele mais clara.

O público da internet também se revoltou com a situação e diversos especialistas apontaram como a fala do grupo é errada.

Pronunciamento da equipe de Gilberto após comentários de brothers

Em síntese, militar exageradamente porque deu certo se posicionar de maneira coerente no BBB20 não trará vitória a esses candidatos, e a contradição deles não está sendo vista com bons olhos.

---

Tags: ,,,,,,,,,,,