Carnaval 2024: Águia de Ouro levará a nostalgia do rádio para o Sambódromo
Por Flavia Cirino - 11/02/24 às 02:50 - Última Atualização: 10 fevereiro 2024
Campeã do Grupo Especial pela primeira vez em 2020, a Águia de Ouro tenta mais um campeonato. Para isso, de antemão, contará os 100 anos de história do rádio no Brasil, tendo como referência a fundação da Rádio Nacional, em 1922. Um passaporte e tanto para um bom desfile.
Como foi o desfile da Rosas de Ouro?
A Águia de Ouro será a quinta escola a pisar no Sambódromo do Anhembi e promete uma apresentação carregada de nostalgia. Assim sendo, com o enredo “Águia de Ouro nas Ondas do rádio”, serão mostrados personagens históricos, como Edgar Roquette-Pinto, fundador da Nacional.
Assim sendo, além dele, Roberto Landell de Moura, o Padre Landell, que ainda no fim do século XIX inventou as transmissões por ondas de rádio, estará no desfile.
Com o retorno do carnavalesco Victor Santos – que esteve na agremiação em 2006 e 2009 – a agremiação da Pompeia busca a vitória.
Dessa forma, a meta é repetir o feito de 2020, quando a Águia conquistou o seu único título no Grupo Especial. Cria da Beija-Flor de Nilópolis, Victor Santos já trabalhou também na Império de Casa Verde.
Como será o desfile
A história do rádio no Brasil é muito ampla. Desse modo, segundo o carnavalesco, o enredo surgiu através do presidente da Águia de Ouro, Sidnei Carriuolo.
Rainha da bateria da Águia de Ouro vai desfilar com o pé quebrado
“O presidente queria fazer uma homenagem ao rádio, por conta do centenário. Enfim, esse enredo é uma celebração a esse aniversário. Dessa forma, vamos mostrar a importância do rádio no Brasil. Vamos fazer um espetáculo, daremos pinceladas dos momentos do rádio”, destacou Victor, primeiramente.
As cores azul e branco da Águia de Ouro estarão no desfile: “No momento da fé, nós vamos trabalhar com cores que possam remeter aquele sentimento de paz, de tranquilidade e encher os olhos, é um colorido bem inteligentemente trabalhado. Porque se a cor não for harmonizada, ela pode causar um borrão. Então nós estamos com uma escola colorida. Não posso te dizer exatamente como isso vai se dar. Mas nós temos nuances de cores que vão apresentar uma variedade, de uma paleta cromática”.
Por fim, o carnavalesco da Águia de Ouro falou sobre outros homenageados: “Vai ter algumas pessoas importantes, bacanas, e vão trazer muita emoção para gente na avenida”, destacou ele.
Victor acrescentou ainda: “Falaremos de pessoas que estão vivas e também que estão no outro plano, espiritual. Mas o homenageado é personificado ali, como se ele tivesse personificando o enredo, porque foi 50 anos da vida dele.
Ele, então, entregou o nome do grande homenageado: “É o Eli Corrêa””.
Veja a ficha técnica
Enredo: Águia de Ouro nas Ondas do Rádio
Carnavalesco: Victor Santos
Diretor de Carnaval: Claudio Cavalcante (Cebola), Márcio Gonçalves e Victor Santos
Intérprete: Douglinhas Aguiar, Serginho do Porto
Mestre de Bateria: Juca Guerra
Rainha da bateria: Vanessa Alves
Mestre-sala e Porta-bandeira: João Camargo e Lyssandra Grooters
Comissão de Frente: Kelson Barros
Famosos: Erika Schneider
Confira a letra do samba
Ah, quanto tempo passou
E minha voz eternizou
Marcantes as lembranças
Herança a encantar
O padre criador abençoado
Na ciência e na fé, injustiçado
O guarani, o violino anunciou
No centenário que o brado ressoou
Ao povo iletrado, sabedoria e esperança ao escutar
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
É gol…é gol…é gol…
A torcida vai delirar (olê olá)
Era…feita de ouro, o nosso tesouro
O dom de cantar (lalaia)
Palavra, o som que toca a alma
Unindo a nação num só lugar
A crença em maria é sagrada
A nossa oração nos salvará
Chorei feito amante apaixonado
Dancei e você foi meu par
Águia de ouro: a sua estação
Ligada no meu coração
Esse amor não se acabou
E no futuro assim será!!
Alô alô! É hora de sintonizar
O show vai começar!
Oiiii gente… o “sorriso do rádio” está aí
Vila pompéia vem pra sacudir!!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino