Quem são as primeiras reféns libertadas pelo Hamas? Entenda o cessar fogo!
Por Flavia Cirino - 20/01/25 às 09:48

O grupo Hamas entregou no domingo, 19 de janeiro, em Gaza, as três primeiras reféns israelenses como parte do acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos e Catar.
Doron Steinbrecher, de 31 anos, Emily Damari, de 28, e Romi Gonen, 24, foram recebidas pela Cruz Vermelha e levadas a Israel. Em contrapartida, Israel libertou 90 prisioneiros palestinos, incluindo mulheres e adolescentes, confirmados pelo serviço penitenciário israelense.
Artistas pedem o cessar fogo em Gaza
O cessar-fogo entrou em vigor às 11h15 no horário local (6h15 em Brasília), após 15 meses de conflito. Vídeos mostram o momento em que homens encapuzados entregaram as reféns à Cruz Vermelha no meio de uma rua em Gaza.
Por volta das 13h (10h no horário de Brasília), as mulheres cruzaram a fronteira, sendo encaminhadas a um hospital próximo a Tel Aviv.
Como estão as três reféns libertadas pelo Hamas
Emily Damari apresentou ferimentos em uma das mãos, mas aparentava bom ânimo. De acordo com o hospital Sheba, a saúde do trio segue estável, embora permaneçam internadas para monitoramento.
O Hamas anunciou que, nesta fase inicial, 30 prisioneiros palestinos ganhariam liberdade para cada refém israelense. Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, 69 mulheres e 21 adolescentes, principalmente da Cisjordânia e Jerusalém, acabaram liberados por Israel.
De acordo com a Reuters, a maioria desses prisioneiros esteve recentemente e ainda não enfrentou julgamento.
Um oficial do Hamas afirmou à AFP que a próxima troca de reféns ocorrerá no sábado, 25 de janeiro. O acordo prevê a liberação de 33 reféns israelenses e 1,9 mil palestinos até o fim da primeira fase.
Acordo de cessar-fogo e alívio humanitário
O cessar-fogo estabelece o fim das hostilidades entre Israel e Hamas, além da liberação escalonada de reféns e prisioneiros. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou a lista inicial dos reféns, que inclui mulheres, crianças e idosos.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Israel também concordou em recuar suas forças das áreas densamente povoadas de Gaza, permitindo o retorno de palestinos deslocados. A entrada diária de caminhões com ajuda humanitária também teve autorização, em uma tentativa de aliviar a crise.
Importante ressaltar: O cessar-fogo não significa o fim da guerra, e sim, uma pausa. Desse modo, se as negociações avançarem, as próximas fases do acordo serão implementadas. Em contrapartida, caso contrário, os combates correm risco de voltar a acontecer na região
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino