Faustão era o 13º. na lista de espera do transplante de rim

Por - 28/02/24 às 08:25

fausto silva apresentando faustão na band com blusa azulReprodução/Band

Na tarde do último domingo, 25 de fevereiro, Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em um estado de saúde preocupante devido ao agravamento de sua doença renal.

O cenário exigiu uma rápida intervenção médica, e no dia seguinte Faustão estava na sala de cirurgia para um transplante de rim.

Pedro Manso, imitador de Faustão, revela diagnóstico de demência. Vídeo!

Transparência e prioridade no transplante

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo foi rápida em esclarecer as dúvidas, afirmando que o processo obedeceu a uma série de critérios rigorosos para a priorização de pacientes na fila de transplantes.

“A impossibilidade total de acesso para diálise, pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal” são apenas alguns dos fatores considerados para determinar quem recebe o próximo transplante. Além disso, a classificação de receptores potenciais também leva em conta aspectos como a compatibilidade genética (HLA) e sanguínea (ABO), assim como a priorização baseada em diversos critérios e a idade do doador.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular

Faustão ocupava a 13ª posição na lista de espera e foi inserido no sistema no dia 6 de fevereiro.

 “Fausto Silva foi inserido na fila para transplantes no dia 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira, dia 26, cumprindo os critérios de priorização”, informou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, ao EXTRA.

“Fausto Silva foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira, dia 26, cumprindo os critérios de priorização”, detalha a Central de Transplantes, reforçando a lisura do processo.

Entenda a Paralisia de Bell, doença que afetou Fernanda Gentil

O desafio da doença renal

A necessidade do transplante veio como uma resposta às complicações da doença renal que Faustão enfrentava, caracterizada pela perda progressiva da função renal.

Para mitigar os efeitos dessa condição, o apresentador dependia de sessões regulares de diálise, um procedimento que substitui as funções dos rins ao filtrar e purificar o sangue.

Amy Schumer é diagnosticada com síndrome de Cushing

Recuperação e otimismo

Após o sucesso do transplante, Fausto Silva deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na terça-feira, 27 e foi transferido para um quarto do hospital.

Em conversa com o colunista Lauro Jardim, de O Globo, o apresentador compartilhou um vislumbre de sua recuperação: “Mais uma semana e estou em casa, liberado. Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo.”

Rei Charles fala pela 1ª vez após diagnóstico de câncer: ‘Encorajador’

---

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.


×