Studio Ghibli receberá Palma de Ouro Honorária em Cannes

Por - 20/04/24 às 15:00

Totoro, personagem do estúdio Ghibli.Totoro, personagem do estúdio Ghibli / Reprodução TV / Ghibli

Durante o 77º Festival de Cinema de Cannes, que acontece de 14 a 25 de maio, o Studio Ghibli, lendária casa de anime japonesa, receberá a Palma de Ouro Honorária, um importante reconhecimento concedido a indivíduos que fizeram contribuições significativas para o mundo do cinema.

Pérola, filme de Murilo Benício, vence festival de cinema em Paris

Será a primeira vez que Cannes concede seu maior prêmio a uma empresa em vez de a um indivíduo.

Iris Knobloch, presidente do Festival, e o delegado geral Thierry Frémaux, disseram em um comunicado:

“Pela primeira vez na nossa história, não é uma pessoa, mas uma instituição que escolhemos para celebrar”, comentaram, elogiando os filmes animados de Ghibli com seus muitos personagens que “povoam nossa imaginação com universos prolíficos e coloridos e narrações sensíveis e envolventes”.

“Com Ghibli, a animação japonesa surge como uma das grandes aventuras da cinefilia, entre a tradição e a modernidade.”

‘Gigantes de Aço’, de Hugh Jackman, pode ganhar segunda parte

Toshio Suzuki ficou muito emocionado: “Estou verdadeiramente honrado e encantado que o estúdio tenha recebido a Palma de Ouro Honorária. Gostaria de agradecer do fundo do coração ao Festival de Cannes”, disse.

“Há quarenta anos, Hayao Miyazaki, Isao Takahata e eu fundamos o Studio Ghibli com o desejo de levar animação de alto nível e qualidade para crianças e adultos de todas as idades. Hoje, os nossos filmes são vistos por pessoas de todo o mundo e muitos visitantes vêm ao Museu Ghibli, ao Mitaka e ao Parque Ghibli para experimentarem o mundo dos nossos filmes por si próprios”, afirmou.

Toshio acrescentou: “Realmente percorremos um longo caminho para que o Studio Ghibli se tornasse uma organização tão grande. Embora Miyazaki e eu tenhamos envelhecido consideravelmente, tenho certeza de que o Studio Ghibli continuará a enfrentar novos desafios, liderados pela equipe que dará continuidade ao espírito da empresa. Seria um grande prazer se você esperasse pelo que vem a seguir.”

Fábrica de Sonhos e Fantasias

Filho de Elizabeth Hurley dirigiu a mãe em cena de sexo em novo filme

Studio Ghibli, estúdio de animação japonês, foi fundado em 15 de junho de 1985, por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki, após o sucesso do filme anime da Topcraft, Nausicaä of the Valley of the Wind (1984).

O estúdio é conhecido por seus filmes animados desenhados à mão, que geralmente apresentam temas de fantasia, aventura, ambientalismo e pacifismo.

Alguns dos filmes mais famosos do Studio Ghibli incluem: A Princesa Mononoke (1997); Meu Vizinho Totoro (1988); O Serviço de Entregas de Kiki (1989), Viagem de Chihiro (2001); Ponyo (2008); e muitos outros.

Zendaya abre o jogo sobre cenas quentes de seu novo filme

O Studio Ghibli ganhou muitos prêmios por seus filmes, incluindo o Oscar de Melhor Filme de Animação por “Spirited Away” (2001), e mais recentemente por “O Menino e a Garça”, de 2023.

Inclusive a Netflix anunciou que a animação irá entrar no catálogo do streaming em breve.

---

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.


×