‘Rizz’ é eleita a palavra do ano e desbanca Taylor Swift. Entenda o significado!

Por - 04/12/23

Taylor Swift de vestido azul brilhante, segurando microfone, sorrindoOs swifities perderam para o 'rizz' - Foto: Reprodução/ Youtube

Se você faz parte da geração mais do que antenada, é uma daquelas pessoas à frente de muitas outras e sabe tudo o que há de mais novo e moderno no momento, certamente tem um “rizz” que uma turma mais “old”, não tem e acaba ficando pra trás…

Mas se você não entendeu o que leu até aqui, te explicamos: rizz é a palavra da vez! Tanto que acaba de ser eleita a palavra do ano, pela Oxford University Press (OUP) nesta segunda-feira, 04 de Dezembro, desbandando “Swifitie”, o termo dado aos fãs de Taylor Swift.

“Rizz” é usada para descrever a vibração de uma pessoa. Trata-se de um termo coloquial definido como “estilo, charme ou atratividade”, também aplicado à “capacidade de atrair um parceiro romântico ou sexual”.

A palavra foi eleita através de uma votação on-line, que contou com oito finalistas que refletiam “o clima, o espírito ou as preocupações” do ano.

“Rizz foi escolhido pelos especialistas em línguas do OUP como um exemplo interessante de como a linguagem pode ser formada, moldada e compartilhada dentro das comunidades, antes de ser adotada de forma mais ampla”, disse a editora OUP. “Etimologicamente, acredita-se que o termo seja uma forma abreviada da palavra ‘carisma’, retirada da parte central da palavra, o que é um padrão incomum de formação de palavras”.

A editora acrescentou que a palavra mostra o crescente impacto da Geração Z em toda a sociedade e como “as gerações mais jovens criam espaços – online ou pessoalmente – onde possuem e definem a linguagem que usam”.

Como surgiu o termo rizz

O termo foi popularizado em meados de 2021 por um streamer americano do YouTube e do Twitch, Kai Cenat, por meio de suas aulas na “Rizz Academy”.

Quando a palavra Rizz chegiu ao TikTok, sua definição se estendeu. Mas a palavra do ano viralizou somente no último mês de junho, depois que um entrevistador perguntou ao ator Tom Holland, protagonista da mais recente versão de de “Homem-Aranha”, sobre seu “rizz”. O jovem de 27 anos respondeu que “não tinha nenhum rizz”.

No processo seletivo de 2023, mais de 30 mil amantes de palavras ajudaram a decidir entre quatro pares diferentes de palavras ou frases.

Eles selecionaram “rizz” em vez de “beige flag” (bandeira bege) – um traço de caráter que indica que um parceiro ou potencial parceiro é chato.

Os outros finalistas foram “Swiftie” (fã entusiasta de Taylor Swift), “prompt” (um programa de Inteligência Artificial ou instrução de algoritmo) e “situationship” (um relacionamento romântico ou sexual não considerado formal ou estabelecido).

A Oxford ressalta que a palavra “rizz” “cresceu nas redes sociais” e mostra como a Internet pode impulsionar uma linguagem inicialmente marginal “para o mainstream”.

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino