No Rancho Fundo: Figurino com ares de fábula sertaneja, lúdica e poética

Por - 15/04/24 às 12:47

No Rancho Fundo - Dona Castorina, Blandina e DracenaDona Castorina, Blandina e Dracena — Foto: TV Globo/Léo Rosario

Com um toque de conto de fadas, “No Rancho Fundo” estende sua característica de fábula sertaneja às produções de looks. A figurinista Julia Ayres, responsável pelo projeto, explica que um dos pontos fundamentais para a construção do acervo foi uma densa pesquisa sobre a região onde se passa a história.

 Receba as notícias de OFuxico no seu celular

“Fomos ao Nordeste para retratar um pouco daquela região e contamos com a ajuda de duas produtoras do Recife. Elas ajudaram com os estabelecimentos onde poderíamos comprar peças que melhor se encaixavam no universo do personagem. E com os fornecedores locais, para que a gente pudesse representar os artistas da região também nas roupas. Visitamos ainda a Feira de Caruaru. A presença desses profissionais no projeto foi fundamental”, conta Julia.

Desse modo, a escolha das peças ocorreu de acordo com a realidade de cada um dos personagens. Para a família Leonel Limoeiro, por exemplo, a equipe recorreu aos tecidos naturais, como linho e algodão, em uma paleta de tons predominantemente quentes. Os vestidos leves e floridos de Quinota (Larissa Bocchino), por exemplo, são uma de suas marcas, ressaltando a brejeirice da personagem.

Outro ponto importante é a presença de peças, na trama, feitas por Tia Salete: “A Tia Salete (Mariana Lima) é costureira, então as mulheres da família usam roupas com o toque dela. As camisas de Zefa Leonel (Andrea Beltrão) são despontadas, como se a Tia Salete tivesse mexido nelas. A Quinota (Larissa Bocchino) e a Margaridinha (Heloísa Honein) também usam muitos bordados para indicar que foram feitas pela tia”, explica Julia. Na história, a especialidade de Tia Salete é a renda de bilro, uma inspiração que vem do trabalho artesanal das mulheres rendeiras do Ceará.

No Rancho Fundo: Lapão da Beirada x Lasca Fogo

Olhando para o universo de Lapão da Beirada, os figurinos ganham tonalidades mais amenas, comparados com os de Lasca Fogo. A vilã Blandina (Luisa Arraes), que trabalha em uma loja do shopping de Salvador e depois se muda para Lapão da Beirada, mostra com suas roupas estilosas que entende de moda e o quanto gosta de estar bem-vestida, e isso se torna um atrativo para a nova rica Quinota, que fica tentada a mudar seu jeito de vestir.

No Rancho Fundo: Confira os looks do elenco na festa de lançamento

Na mesma direção está Marcelo Gouveia (José Loreto), com um estilo bem próprio, que recorre às camisas polo coloridas, reforçando também seu apreço por coisas “mais requintadas”.

Além da aquisição de peças e da produção na fábrica de costura dos Estúdios Globo, pensando em sustentabilidade, o acervo de “No Rancho Fundo” incorporou parte dos figurinos das novelas “Terra e Paixão” e “Guerreiros do Sol”, adaptados para a nova trama.

No Rancho Fundo - Marcelo Gouveia (José Loreto)
Marcelo Gouveia (José Loreto) – Foto: Reprodução/ TV Globo

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino


×