Duda Santos, a Maria Santa, de ‘Renascer’, se emociona com sua primeira protagonista

Por - 30/01/24 - Última Atualização: 29 janeiro 2024

Duda Santos de camiseta e saia pretaDuda Santos é a protafonista da primeira fase de 'Renascer" - Foto: Reprodução/ Instagram @dudasantossd

Duda Santos tem apenas 23 anos. E carrega consigo a responsabilidade de viver sua primeira protagonista do horário nobre, na pele de Maria Santa, na primeira fase de “Renascer”.

Carioca, nascida e criada na Vila da Penha, popular bairro da Zona da Leopoldina, no Rio de Janeiro, ela é a mais velha de quatro irmãos. O primeiro trabalho foi aos 16 anos, fazendo fotos para uma loja de comunidade, na Penha.

O desejo de atuar surgiu aos 18 anos. Ou melhor, deixou de ser um sonho contido para tornar-se uma determinação. Tanto que já no ano seguinte, ela conseguiu um papel na extinta novela teen “Malhação”. Na 20ª temporada – “Toda Forma de Amar”Duda Santos interpretava a estudante Paula,  uma ex-aluna do colégio Otto Lara Resende.

Duda Santos em "Malhação - Toda Forma de Amar"
Duda Santos em Duda Santos em “Malhação – Toda Forma de Amar” – Foto: TV Globo

Conheça a trajetória profissional de Duda Santos

Por conta do trabalho – e graças a ele – mudou-se juntamente com os familiares para Jacarepaguá, na Zona Oeste, para ficar mais próxima aos Estúdios Globo. Isso sem imaginar que estaria, em tão pouco tempo, estrelando o remake de “Renascer”, um dos maiores sucessos da teledramaturgia. 

Emocionada, a atriz conversou com a reportagem de OFuxico sobre o rápido “upgrade” em sua carreira. Depois de “Malhação”, ela estrelou o longa “Draft”, do Globoplay, com Nicolas Prattes e Romulo Arantes Neto. Eles fizeram um triângulo amoroso no filme, ainda sem data de estreia.

Duda Santos também rodou “Um ano inesquecível – Verão”, de Thalita Rebouças, para o Prime Video da Amazon. Na trama, interpreta a filha da personagem de Késia, uma costureira de barracão de escola de samba.

Antes de “Renascer”, seu papel mais recente foi na novela “Travessia”. Na trama de Gloria Perez, a artista dava vida à Isa, filha do personagem de Aílton Graça.

Duda Santos, Ailton Graça, Indira Nascimento e Ricardo Silva em "Travessia"
Duda Santos contracenava com Ailton Graça, Indira Nascimento e Ricardo Silva, em “Travessia” – Foto: TV Globo

A jovem artista carioca ainda ressaltou que agora se sente protegida diante do acolhimento que recebeu de toda a equipe e elenco de “Renascer”: “Somos cada um de um jeito, mas todo mundo ali vira sua família, então, você dá muito protegido. A gente não sabe o que pode vir… são muitas pessoas pensando, não tem como todo mundo pensar a mesma coisa, mas eu tentei me preparar de um jeito que eu entenda que nem todo mundo pensa igual e que tudo bem”, destacou a artista.

Ela não teme críticas: “O que vai acontecer é cada um achar uma coisa. Eu só espero que as pessoas recebam com amor, porque foi o jeito que a gente fez essa novela, com muito amor e dedicação”, enfatizou.

Duda Santos tem namorado?

Mal a novela começou, vieram junto rumores de um romance com Humberto Carrão, seu parceiro de cena. Duda Santos, contudo, afirmou que, seja qual assunto for, a vida profissional será sempre pública. A pessoal, não.

“Eu sou um pouco discreta, até mesmo nas redes sociais. Eu não falo muito, eu não saio muito, só vou para o samba. Mas eu tô disponível, sou acessível, falo com o coração aberto que eu quero realmente que as pessoas me conheçam e que que a gente tenha essa afinidade”, disse.

A atriz ainda ressaltou que sabe que tem muito a aprender, sob todos os aspectos: “A gente troca essa ideia, eu acho importante ter esse contato entre o público e a atriz. Eu não conheço muito esse mundo. Tô conhecendo agora estou chegando agora. Espero que vocês me recebam de coração aberto”.

Peso da responsabilidade

A artista reconhece que viver o papel que foi brilhantemente feito por Patrícia França em 1993, é uma missão e tanto. Ainda assim, Duda se sente preparada e grata não apenas pela oportunidade de viver um papel tão relevante, como também pela temática da trama.

“Que loucura! Não só fazendo a protagonista das novela das 21h, mas por ser Maria Santa, que é uma personagem linda, apaixonante. Esse mundo místico me interessa muito, essa fé que essa novela tem,”, disse.

Ela ainda destacou a representatividade: “Sou uma mulher preta retinta fazendo uma protagonista da novela das 21h”, enfatizou.

Espero representar muita gente, porque representatividade é isso, é se sentir possível”.

E finalizou: “O audiovisual é muito potente e ele pode ser responsável por trazer essa representatividade pra todas as meninas, todos os pretinhos e pretinhas, indígenas também”.

---

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino