Por que A Superfantástica História do Balão virou alvo de revolta?

Por - 17/07/23 às 17:28

A Superfantástica História do BalãoReprodução/Star+

Dias atrás, o Star+ disponibilizou em seu catálogo a série documental “A Superfantástica História do Balão”. O produto conta toda a trajetória do grupo infantil A Turma do Balão Mágico que revolucionou a música brasileira nos anos 1980.

Simony, Jairzinho, Tob e Mike se reencontram 40 anos após o sucesso da música “Superfantástico”. Porém, o que era para ser uma verdadeira homenagem aos artistas e ao público que cresceu vendo esses talentos se tornou em uma verdadeira polêmica. Isso porque muitos fãs do Balão, que aguardavam algo altruísta, acabaram se deparando com bafos e cenas não tão felizes assim. Alguns convidados do documentário chegaram até a atacarem Simony, deixando a dúvida no ar a respeito de qual a necessidade daquilo.

Vale deixar claro que, no início de cada episódio o Star+ exibe os seguintes dizeres: “Essa produção documental inclui opiniões dos participantes cujo teor é da inteira responsabilidade de seus autores e não refletem a posição desta plataforma. Oitras pessoas foram procuradas para serem entrevistas e contarem suas histórias, mas decidiram não participar ou não foram encontradas.”

SIMONY CHATEADA COM O RESULTADO

A própria Simony chegou a usar as redes sociais para lamentar e demonstrar total irritação ao que foi mostrado.

“Prometo que darei meu parecer sobre o documentário, confesso que muitas falas me decepcionaram, que pessoas foram esc***as. Depoimentos de pessoas que nunca conviveram comigo. Esse diretor que até então eu tinha o maior carinho, porque minha mãe me blindou das coisas horríveis que ele nos fez…”, confessou a cantora.

“Infelizmente meus tios e meu avô não estão mais aqui para se defender. Eu peço desculpa a vocês, não sabia que de uma história tão linda fariam isso”, continuou.

Tob Mike Jairzinho
Reencontro dos artistas Tob, Jairzinho e Mike – Foto (Reprodução/Video/Star+)

COMO COMEÇA?

Logo na primeira cena, o documentário mostra Mike, Tob, Simony e Jairzinho comentando sobre suas vidas.

Mike inicia: “Sou filho de uma stripper com assaltante de trem”. Tob avalia: “Eu queria ser um pouco invisível”.

Simony vem em seguida: “Me tornei a criança mais famosa do Brasil” e Jairzinho emenda: “Na época, (o Balão) era uma coisa assim: ‘Cara que legal’”

Diferentes personalidades brasileiras como o ator e diretor Lázaro Ramos, Fábio Jr, Pepeu Gomes, Raul Gil, além do quarteto principal, estão entre os entrevistados. O público vê a reunião atual de Simony, Tob, Mike e Jairzinho.

Raul Gil chegou a afirmar: “Eu abri as portas para o Balão Mágico. Na TV, ninguém lança ninguém. Eu abri as portas. A Simony era afinadinha e tinha um bom ouvido maravilhoso.”

“A Superfantástica História do Balão” tem três episódios e reúne pela primeira vez os quatro integrantes do Balão Mágico, Vimerson Cavanillas (conhecido como Tob) Michael Biggs (Mike), Jair Oliveira (Jairzinho) e Simony.

balao magico
Jairzinho, Simony e Mike – Foto (Reprodução/Vídeo/Star+)

INVEJA DE SIMONY?

Durante o papo entre os quatro, Mike chegou a dizer para Simony: “Você pode ter todos os defeitos do mundo, como eu, como qualquer um aqui. Mas, você é a melhor cantora do Brasil. Mike, você também. Eu tinha uma inveja de como você (Simony) conseguia chegar nas notas. E eu falo isso com carinho.”

ROUBO, SEQUESTROS, POLÍCIA

O documentário traz revelações chocantes sobre o grupo infantil, envolvendo drogas, sexo e exploração. Mike, o mais novo, contou que não tinha muitos amigos na época e gostava de sair com os amigos do pai, que era um criminoso internacional. Com isso, ele disse que chegou a abusar de álcool, maconha e sexo enquanto ainda estava no Balão Mágico.

Além disso, a série trouxe à tona a divergência de salários entre os integrantes. Mike relatou a exploração depois da mudança de empresário, com muitos shows no mesmo dia e mais de 12 horas de gravação na televisão. Já Simony disse que não se lembra de ser explorada. Os outros três integrantes também afirmaram que ela recebia mais do que eles

A obra tem roteiro de Fernando Ceylão (“Zorra Total”) e Beatriz Monteiro (“Caso Evandro”), e direção geral de Tatiana Issa (“Pacto Brutal: O Assassinato de Daniela Perez”).

SIMONY GANHAVA MAIS?

O documentário ainda levanta questionamento sobre os cachês das estrelas. Simony foi ‘acusada’ de receber mais.

“Trabalhávamos feito burros de carga. Rolou muita grana..roubou-se muito dinheiro”, disse Tob, comentando sobre troca de empresários.

PACTO COM O DEMO?

Outro momento impactante é o de se falar de rumores da época a respeito de pactos com o demônio para se conseguir sucesso. Ou o absurdo de que o brinquedo do Fofão possuía uma faca dentro de seu interior.

“Eu não acredito nessas coisas de que você faz pacto. Xuxa fez pacto. Anitta fez pacto”, disse Rita Cadillac.

MAL-ESTAR COM A PRIMA?

No documentário, a prima de Simony, Luciana Benelli, também deu seu depoimento. A menina entrou no programa em 1983 para substituir a prima Simony, que estava com catapora. Mas, foram contadas histórias de desavenças sobre elas.

Simony Roberto Carlos
Simony cantando com Roberto Carlos – Foto (Reprodução/Vídeo/Star+)

EXIGÊNCIA COMO GENTE GRANDE

Jairzinho chegou a relembrar da ‘dureza’ como eles eram tratados.

“Nós tínhamos que decorar texto, saber onde teríamos que estar. Era uma grande responsabilidade”, disse o cantor.

Tob contou: “Essa responsabilidade mexeu muito comigo. Acho que por isso eu ainda tenho um certo medo….Me lembro que…uma vez…eu tinha que fazer algo com o Fofão e eu não acertava a cena. Repetia, repetia. Chegou uma hora que pow! Ele pegou a máscara, jogou no chão e saiu andando. Aquele dia foi muito chato. Eu me senti mal…”

Tob, alías, chegou a falar de sua saída do grupo de forma muito triste.

“Esse problema da espinha foi muito intenso e não acabava. Durou muito tempo, muitos anos. Todo tipo de remédio que tinha eu tomei. O objetivo do remédio era fazer todas as espinhas saírem pra fora, e aí curava. Só que, no meu caso, elas saíram e inflamaram.Eu não sei se é porque eu coçava, não sei o que aconteceu. Começou a virar umas carnes vivas. Não podia sair do quarto, não podia ver a luz, nem a luz do sol. Comecei a entrar numa depressão”, disse.

SIMONY VERSUS TICIANE PINHEIRO

No terceiro episódio, Simony comentou sobre sua saída do Balão e da entrada de Ticiane Pinheiro no programa.

“Eu estava tão cansada, tão estressada e ficou lá o Jair e aquela menina, a Ticiane se não me engano”, disse.

Ticiane chegou a falar: “Eu queria ser a Simony, na época. Eu achava que era o máximo. Eu queria que as pessoas me achassem parecida com ela.”

XUXA VERSUS BALÃO MÁGICO

A contratação de Xuxa na TV Globo e a saída do Balão Mágico também foi retratada.

“A Simony sentiu…porque veio a Angélica, a Xuxa…e ela não estava mais lá. O Jair sentiu menos, eu acho. E, eu quando acabou o Balão Mágico, se eu não tivesse uma grande força, eu acho que eu morria”, disse Castrinho.

RUSGA COM MARA MARAVILHA

Mara Maravilha também participa do documentário, mas para criticar Simony.

“Meu relacionamento com ela tem espinhos. Ela foi a um podcast, recentemente, e ela me dava dez como apresentadora e me dava zero como ser humano”, disse Mara.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.


×