Dia Mundial do Coração: Faustão engrossa time do Ministério da Saúde e faz pedido em vídeo

Por - 29/09/23 às 10:07

Faustão, com camiseta verde, pede doação de órgãosFotomontagem: Reprodução X/@minsaude

O apresentador Fausto Silva, nosso querido Faustão, divulgou um vídeo em apoio à campanha de doação de órgãos, promovida pelo Ministério da Saúde, destacando a importância da campanha “Setembro Verde” e enfatiza o potencial do Brasil em se tornar líder mundial em doação de órgãos.

“Alô, galera! Eu sigo aqui, na minha luta para reabilitação, já com boas perspectivas. Mas estou aqui para, mais uma vez, agradecer o empenho de tanta gente nesta corrente para transformar o Brasil no primeiro [lugar de] doador de órgãos do mundo”, iniciou.

No vídeo, Faustão, que passou por um transplante de coração no mês passado, expressa sua gratidão pelo apoio que recebeu e incentiva as pessoas a se engajarem na causa. Ele ressalta que cada indivíduo pode doar oito órgãos, o que significa salvar até oito vidas diferentes.

“Para que o Brasil se consolide como líder mundial em doação de órgãos, precisamos da solidariedade de todos. Essa é uma luta que transcende partidos políticos e divisões, é uma luta pela vida. Espero contar com todos vocês nessa jornada”, afirmou Faustão.

O apresentador destaca a importância do “Setembro Verde” como uma causa de interesse comum que une a nação em prol da doação de órgãos, representando o Brasil como uma única entidade com um coração pulsante.

A iniciativa visa sensibilizar o público sobre a importância da doação de órgãos e encorajar mais brasileiros a se tornarem doadores, aumentando assim o número de vidas que podem ser salvas por meio dessa nobre ação.

Dia Mundial do Coração

E nesta sexta-feira, 29 de setembro, é o “Dia Mundial do Coração”. Desde o ano de 2019, a Federação Mundial do Coração está focada em conscientizar e incentivar indivíduos, famílias, comunidades e governos a se tornarem heróis do coração, comprometidos em adotar práticas que promovam uma vida mais longa e saudável no futuro. Isso inclui o compromisso de ter hábitos alimentares saudáveis, praticar exercícios físicos, não fumar e controlar os níveis de colesterol.

As doenças cardiovasculares afetam o coração e os vasos sanguíneos, com destaque para a doença arterial coronariana, que pode causar dor no peito e o temido infarto agudo do miocárdio, sendo a principal causa de mortalidade em todo o mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde relata que cerca de 300 mil indivíduos sofrem um infarto agudo do miocárdio (IAM) a cada ano, resultando em óbito em 30% desses casos.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para eventos cardiovasculares incluem hipertensão, diabetes, altos níveis de gordura no sangue (dislipidemia), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, inatividade física e doenças da tireoide. O uso de drogas ilícitas, como a cocaína, também pode desencadear um infarto agudo do miocárdio. É crucial que os jovens consultem um cardiologista, quanto mais cedo possível, a fim de identificar qualquer sinal de alerta. Vale ressaltar que o tabagismo pode desencadear doenças coronarianas, independentemente de outros fatores de risco.

Medidas Preventivas

A melhor forma de prevenção é consultar um cardiologista e seguir suas orientações, tais como:

  • Abandonar o sedentarismo e o tabagismo, além de praticar atividade física conforme a orientação médica;
  • Realizar trinta minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana, já traz benefícios ao coração;
  • Manter uma alimentação saudável, evitando gorduras e frituras e preferindo carnes brancas;
  • Incluir vegetais, folhas e legumes nas refeições;
  • Substituir sobremesas calóricas por frutas;
  • Reduzir o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados.
  • Limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Tags: ,


×