Grammy: Presidente da Ucrânia pede fim de assassinato de crianças

Por - 04/04/22 às 15:29

discurso presidente ucrâniaFoto: Grosby Group

Volodymyr Zelensky fez um dos discursos mais marcantes da noite da 64ª cerimônia do Grammy Awards. O atual presidente da Ucrânia usou o espaço para chamar atenção à violência russa durante a Guerra, apontando a morte de 153 crianças.

“A guerra. O que é mais oposto à música? O silêncio das cidades arruinadas e pessoas mortas. Nossos filhos desenham foguetes, não estrelas cadentes. Mais de 400 crianças ficaram feridas e 153 morreram, e nunca as veremos desenhando”, começou Zelensky.

Leia+: Fifa exclui oficialmente a Rússia da Copa do Mundo 2022

“Nós defendemos nossa liberdade: para viver, para amar, para soar. Em nossa terra, lutamos com a Rússia, que traz um silêncio horrível com suas bombas. O silêncio dos mortos. Preencham o silêncio com sua música. Preencham hoje. Contem nossa história. Contem a verdade sobre esta guerra em suas redes sociais, na televisão”, desabafou.

“Apoie-nos da maneira que vocês conseguirem. Qualquer uma – mas não em silêncio”, pediu.

TROPAS RUSSAS EXECUTAM CIVIS

Para quem não sabe, Zelensky está em estado de sítio na capital Kiev, por conta da invasão russa, que já acontece há mais de um mês. Cada vez mais corpos de civis estão sendo encontrados executados na rua enquanto as tropas russas começam a se retirar de algumas regiões das cidades.

4 LIVROS PARA ENTENDER A ORIGEM DA GUERRA DA RÚSSIA X UCRÂNIA

Com a invasão da Rússia na Ucrânia, aumentam as dúvidas sobre as origens do conflito e as consequências de uma guerra entre as nações. Pensando nisso, a Editora Almedina separou quatro títulos para as mentes ávidas em entender sobre a história mundial.

CONFIRA:

1. Por Que o Socialismo Ruiu? – Paulo Fagundes Visentini

Após polarizar a política mundial por sete décadas, em apenas dois anos, de 1989 a 1991, o socialismo europeu ruiu de forma brusca, porém pacífica. De Berlim à Moscou, manifestações da sociedade civil teriam causado a derrubada de regimes impopulares, com incrível facilidade, libertando 420 milhões de pessoas. Mas foi isto mesmo que ocorreu? Três décadas depois, com base em novo documentos disponibilizados, memórias publicadas e estudos mais objetivos e menos emotivos, o quadro se mostra bem diverso. Com grande clareza, maturidade e a lucidez que lhe é característica, o pesquisador Paulo Fagundes Visentini analisa e descreve nesta obra esses extraordinários eventos que mudaram o mundo, mas não na direção esperada, como a obra demonstra. O socialismo parecia ter os dias contados, mas em 2021 o Partido Comunista da China comemorou seu centenário, liderando a segunda economia do mundo e os ex-países socialistas da Europa mostram que não se adaptaram ao mundo liberal.

(Autor: Paulo Fagundes Visentini | Editora: Almedina Brasil | Onde comprar: Editora Almedina)

Leia+: Mundo em guerra: Conheça os famosos com ascendência russa ou ucraniana

2. História da Rússia – Gregory L. Freeze

A obra trespassa os mitos e mistérios que envolvem a Rússia desde os seus primórdios, com revelações de arquivos confidenciais cuja existência se desconhecia até recentemente. Uma equipe distinta de historiadores removeu a propaganda e os preconceitos do passado para contar a história definitiva da Rússia, desde o seu início em Kiev e no Principado Moscovita até os três últimos séculos de império, revolução, comunismo, crise pós-soviética e reconstrução. Esta edição atualizada abrange ainda os desenvolvimentos desde a era de Putin até à primeira década do século XXI, constituindo uma história por si mesma envolvente e essencial para todos aqueles que se interessam pela Rússia e pelo lugar que este país ocupa no mundo.

(Autor: Gregory L. Freeze | Editora: Almedina Brasil | Onde comprar: Editora Almedina)

3. Báltico – Erick Reis Godliauskas Zen

Em diferentes áreas da política, do esporte à música, na arte e na cultura encontrarmos pessoas influentes com origem e referências culturais no Báltico. No entanto, ainda hoje são poucas as referências à história dos países Bálticos disponíveis em português. As poucas referências com relação aos povos do Báltico se devem a fatores históricos, pois, enquanto países autônomos, as três Repúblicas têm uma trajetória breve. Foi durante a Primeira Guerra Mundial que os países Bálticos se tornaram independentes pela primeira vez. Por essa razão, 2018 marcou nos três países a comemoração do centenário da primeira independência. A obra Báltico propõe uma análise histórica de três países, Estônia, Letônia e Lituânia, buscando entender como se formou a identidade nacional nesses países, os períodos das ocupações, guerras, conflitos e as lutas pelas independências. Além dos aspectos políticos, são abordados os aspectos culturais dos países. O livro ainda oferece uma perspectiva sobre a atualidade dos países a partir da visão do autor.

(Autor: Erick Reis Godliauskas Zen | Editora: Almedina Brasil | Onde comprar: Editora Almedina)

4. História da União Soviética – Peter Kenez

Esta obra analisa não só as transformações políticas da URSS durante a sua existência, mas também a evolução social e cultural do país neste período. O livro identifica as tensões sociais e as inconsistências que estiveram na origem da mudança de regime no começo do século XX, culminando na Revolução de Outubro de 1917. Para Kenez há três grandes períodos que merecem especial atenção: a evolução da União Soviética durante toda a década de 20 – os anos das Novas Políticas econômicas – até à era estalinista; a nova ordem pós-Estaline e a tentativa ambígua de os líderes soviéticos chegarem a um entendimento pacífico com o ocidente, tendo sempre a Guerra Fria como contexto; e ainda o período Pós-soviético.

(Autor: Peter Kenez | Editora: Almedina Brasil | Onde comprar: Editora Almedina)

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: